Marcar, conquistar e instigar. É isso que uma boa marca faz com as pessoas. Para conseguir fixar uma idéia na cabeça de clientes e consumidores, não basta escolher um nome criativo para o negócio. É preciso trabalhar fortemente a marca do empreendimento, assim como toda a estética do local. Foi pensando nisso que o empresário Ricardo Cotrim, proprietário do café Del’ Angolo (da esquina, em italiano), inaugurado em dezembro na praia de Jurerê Internacional, contratou o escritório de design S1NGULAR, de Florianópolis, para adequar a marca do estabelecimento a um conceito diferenciado. O café, que também serve refeições, funciona em conjunto com uma livraria – a Paraler. “O trabalho de adequar a nossa marca a este conceito que mistura gastronomia e cultura foi fundamental para que conseguíssemos expressar para os clientes exatamente o que pretendemos oferecer a eles”, afirma Cotrim.
A escolha de investir na marca é visionária. Dados da Confederação Nacional da Indústria comprovam que, na hora da comercialização do produto, para cada um real investido em design, as empresas têm retorno de cinco reais. Os escritórios de design atuam tanto na elaboração da marca quanto na gestão dela, personalizado todos os produtos que representam o conceito de uma empresa. Esse é o foco da S1NGULAR. Fundada há cerca de dois anos, o escritório atua nas diversas áreas do design, com foco em criação e gestão de marcas e, mais recentemente, passou a atuar com força no desenvolvimento de embalagens. Outros serviços prestados pelo escritório são a arquitetura comercial, a criação de projetos editoriais, promocionais e de mídia eletrônica.