Nessa Rota, há muita história para ser contada, principalmente da forte influência da cultura do café no Sul capixaba. O passado está presente em cada roteiro. Vargem Alta, com uma natureza exuberante e clima semelhante ao europeu, atraiu os imigrantes italianos. A estrutura hoteleira tem até campo de golfe e a paisagem reserva várias surpresas.
Cachoeiro tem força de metrópole na região, capital do mármore e do granito. Os filhos ilustres são lembrados com a Casa dos Bragas, onde nasceram Newton e Rubem Braga, e a Casa da Cultura Roberto Carlos é na casa onde nasceu o “rei”. A Fábrica de Pios de Aves, fundada em 1903, é parada obrigatória. Outros lugares: Pico do Itabira, a Cachoeira Alta, a Pedra da Ema e a Reserva do Cafundó.
Muqui é o maior sítio histórico do Estado, com 200 imóveis tombados. A estrada de ferro, cortando a cidade, traz ainda mais charme à sua paisagem bucólica. O agroturismo seduz pela produção delicada de seus habitantes, em doces e massas. O encontro de Folia de Reis é uma tradição mantida.
Mimoso do Sul respira hospitalidade, com um relevo diversificado e fazendas centenárias dos tempos do ciclo do café. A alguns quilômetros da cidade, a antiga sede municipal, São Pedro de Alcântara do Itabapoana, que parece parada no tempo, sedia o Festival de Inverno da Sanfona e da Viola.
Essa Rota é completada por Marataízes, com suas praias desérticas, culinária rica em frutos do mar, artesanato de embirca, cipó, madeira e conchas e o porto da Barra, por onde desembarcaram imigrantes no Século XIX.