Roseliniose ou mal de quatro anos do café (Roellinia spp)

Roseliniose ou mal de quatro anos



A roseliniose é causada por fungos do gênero Rosellinea, ocorrendo em nossas condições, as espécies R. bunodes e R. pepo, que atacam o sistema radicular do cafeeiro, a partir de rizomorfas (uma espécie de cordões escuros), que crescem em tocos e em restos de plantas em decomposição. Por isso a doença é mais comum em áreas de derrubada de cerrados, e mesmo em solos úmidos.

O nome “mal de quatro anos” veio da origem da doença, que se instala primeiramente nos tocos de árvores em decomposição e a partir desses propaga-se para o cafeeiro. Esse processo se estende por um período longo (4 anos), só atingindo os cafeeiros de 4 anos de idade. Contudo, mesmo em cafeeiros novos, com um ano ou mais, a doença pode ocorrer, desde que tocos ou pequenas raízes tenham permanecido em decomposição há mais tempo, sob o solo, na área de plantio.

As plantas atacadas começam a mostrar, na parte aérea, sintomas de deficiências nutricionais, ficam amareladas, começam a perder folhas e depois murcham. Os ramos secam e morrem, as raízes ficam escuras, com a casca bem solta. Retirada a casca, pode-se observar, sob o lenho da raiz principal, filamentos ou cordões de cor escura ou negra ramificados até o colo da planta (rizomorfas), que quando mais novas são brancas. Em alguns pontos do lenho, o fungo chega a penetrar, formando pontuações ou linhas negras. Os prejuízos são causados pela morte, criando, conseqüentemente, falhas na lavoura. Entretanto, a percentagem de ataque em uma lavoura é muito pequena.


Roseliniose
Roellinia spp


 


Etiologia/Prejuízos


Provoca a morte do cafeeiro e isso ocorre em reboleiros na lavoura, sempre em torno de troncos de árvores em decomposição, que é onde o fungo se desenvolve.
A “Roseliniose” provoca grandes falhas na lavoura.


 


Controle

Não existe medida de controle químico para a doença. 
As plantas doentes devem ser erradicadas, as covas tratadas com cal virgem (500 a 700 g/cova) e, após 3 a 4 meses, pode-se efetuar o replantio nas áreas afetadas.


 


 Fonte:


– Cultura de Café no Brasil Novo Manual de Recomendações (Matiello, Santinato, Garcia, Almeida e Fernandes).


– Tulha Agro Informação http://tulha.com.br/

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.