28/04/2011
Estudo mostrou que houve um aumento na produção de até 20%
Que o verde das matas traz benefícios para o equilíbrio ambiental do planeta, todo mundo já sabe. Mais do que isso, a sociedade cobra a manutenção dessa condição, especialmente do setor produtivo. O que talvez nem todos tenham conhecimento é que áreas de florestas também podem contribuir de maneira direta para a produtividade agrícola.
Um exemplo é o café produzido em uma região de Rondônia, em Machadinho, objeto de estudo da Embrapa, concluído neste ano. O trabalho mostrou que o café cultivado no entorno das reservas florestais teve um aumento de produtividade de até 20% em relação ao café cultivado em áreas mais distantes das reservas. Um exemplo claro do benefício gerado pela mata em termos de produtividade do café.
O trabalho foi realizado pelo pesquisador João Mangabeira, com apoio da Embrapa Rondônia, e culminou na defesa de tese de doutorado no Instituto de Economia da Unicamp, sob orientação do professor Ademar Ribeiro Romeiro.
O trabalho inédito analisa a trajetória de acumulação de capital pelos produtores rurais familiares de Machadinho, por intermédio dos serviços ambientais prestados pelas matas nativas, envolvendoram principalmente o trabalho de polinização das abelhas nativas e a geração de um microclima que reduziu o abortamento das flores do café em períodos críticos.