“É um prazer participar de um momento como esse. O agro de Minas tem avançado como nunca, e o nosso governo tem procurado dar todo o apoio necessário ao setor”, afirmou Zema.
Durante participação online na abertura oficial da 28ª edição da Fenicafé, realizada nesta segunda-feira (07/04), em Araguari, no Triângulo Mineiro, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou os avanços do agronegócio no estado e o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável do setor, especialmente da cafeicultura. O evento segue até o dia 10 de abril com o tema “Conecte-se ao futuro da cafeicultura”.
“É um prazer participar de um momento como esse. O agro de Minas tem avançado como nunca, e o nosso governo tem procurado dar todo o apoio necessário ao setor”, afirmou Zema.
Ele ressaltou a parceria com a FAEMG, com quem muitas ações são previamente discutidas, visando garantir mais segurança, estrutura e oportunidades ao homem do campo.
Entre os destaques de sua fala, o governador mencionou a criação do movimento Abril Verde, uma iniciativa para reforçar o direito de propriedade e a segurança no campo.
“Fizemos questão de lançar este ano Abril Verde como resposta às ameaças ao produtor rural. Qualquer invasão será tolhida pela Polícia Militar. É uma posição que adotamos para que o produtor tenha paz e tranquilidade para trabalhar”, pontuou.
Zema também citou avanços ambientais que posicionam Minas como referência nacional, destacando iniciativas como o Selo Verde e o programa Certifica Minas Café, que atestam a origem e a sustentabilidade do café produzido no estado.
“Mais de 99% dos cafeicultores que aderiram esses programas já conseguiram comprovar que suas propriedades não possuem desmatamento ilegal. É uma conquista que mostra o compromisso do setor com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. O que é muito importante para exportação principalmente para o mercado europeu”, afirmou ele.
Em relação à infraestrutura, o governador informou que a Cemig está implantando 76 unidades do programa Cemig Agro em todo o estado, com foco em melhorar a manutenção das linhas rurais e agilizar o atendimento nas áreas produtivas.
“O investimento visa para levar energia de qualidade e em quantidade para o interior do estado. Além disso, fizemos avanços na legislação, como o reconhecimento dos barramentos para irrigação como utilidade pública, para que sua implantação seja facilitada”, acrescentou.
Zema também mencionou ações voltadas para a segurança rural, como a ampliação das delegacias especializadas no campo, que têm atuado conforme a sazonalidade e características locais. “O crime no campo tem diminuído, fruto de um trabalho específico e eficiente.”
Ao encerrar, Zema celebrou os resultados positivos do agro na balança comercial:
“O setor foi o que mais exportou e menos importou. Minas contribuiu com um terço do saldo positivo, que somou 74 milhões de dólares no ano passado. Foi a primeira vez, o agro superou a exportação de mineração em nosso estado. ”
A Fenicafé 2025 é considerada um marco na trajetória do agronegócio em Araguari, promovendo não só o cultivo do café, mas também a disseminação de ideias e inovações. O evento é uma realização da ACA (Associação dos Cafeicultores de Araguari), com apoio da Prefeitura Municipal de Araguari e de importantes entidades e empresas do setor.
Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, e eventos como a Fenicafé consolidam a liderança do estado no cenário nacional e internacional. Com discussões técnicas, inovações, projetos educacionais como o CaféAgro Jovem e ações voltadas à sustentabilidade, a feira reafirma seu papel como vitrine da cafeicultura mineira.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura