01/12/2009 – Mais de 1,5 milhões de pés da planta foram distribuídos para produtores de 11 cidades
Denis Farias
Mais de 1,5 milhões de mudas de café da variedade Conilon/Robusta (robustão) foram entregues no último final de semana, em continuidade ao projeto de recuperação das lavouras cafeeiras de Rondônia. A cerimônia foi em uma propriedade rural do distrito de Nova Estrela, 25 km de Rolim de Moura, e reuniu ao menos 50 produtores rurais que fizeram questão de levar as mudas as plantas no mesmo dia.
De acordo com o secretário de estado da agricultura, Carlos Magno, o objetivo da Seagri é fazer com que Rondônia volte a ser ao menos o terceiro estado da federação na produção do grão. Atualmente, Bahia e Espírito Santo lideram o mercado de café no país, com o estado ocupando a sexta colocação neste ranking. Em dois anos, a idéia é que essas mudas possam já estar produzindo, gerando renda e emprego durante as colheitas.
“É um investimento que gira em torno de R$ 1,5 de reais, mas que é pouco se comparado ao muito que ele trará de benefício para nossos produtores. Muitos desses produtores estavam sem motivação para continuar o plantio, para cuidar de suas lavouras e desde o ano passado voltaram a pensar no café como uma forma de sair da monocultura do gado. Rondônia vai voltar a plantar café e esse é apenas o primeiro passo”, lembrou o titular da pasta.
Uma das famílias beneficiadas com o projeto são os Caffers, ou “os paulistas”, como o grupo de quatro irmãos ficou conhecido em Rolim de Moura. Com mais de 27 anos de experiência, a tradição de plantar o grão ultrapassou gerações e veio para o Norte com os cuidados e a técnica dos imigrantes alemães. O resultado, um exemplo de sucesso iminente com o grão que faz uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.
“É agora que nós vemos quem é produtor de café de verdade. Esses oito mil pés de café que estão dando pra nós, em dois anos vão ser revertidos em emprego. Na época de colheita, só nos empregamos mais de 60 pessoas diretamente. Vendemos nosso café todo em Rondônia e contribuímos com nossa região. Espero apenas que o preço melhore para fazer o produtor acreditar ainda mais no potencial do grão”, lembrou Reinaldo Caffer, cafeicultor.
A cerimônia de entrega também contou com a participação do deputado estadual Luiz Cláudio, do secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, secretário adjunto da Seagri, Evaldo de Lima e do chefe da Emater de Rolim de Moura, Márcio Barbosa. Produtores das regiões Central, Zona da Mata e do Vale do Guaporé foram beneficiados. As mudas fazem parte de um experimento da Embrapa Rondônia em parceria com a Emater.