RO: Seagri acompanha ações de desenvolvimento do setor produtivo no interior de Rondônia

09/07/2010 18:07:44 – Página Rural

Presidente Médici/RO – O secretário de Estado de Agricultura, Francisco Evaldo de Lima tem visitado os municípios do interior do Estado para acompanhar de perto as ações de desenvolvimento do setor produtivo. De passagem pelos distritos de Nova Brasilândia do Oeste e Novo Riachuelo, em Presidente Médici, Evaldo conversou com agricultores e informou sobre as novas deliberações da Secretaria. Dentre as novidades está a reabertura da usina de calcário, que passa a ser administrada pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater).


No município de Nova Brasilândia o secretário Evaldo de Lima participou de uma reunião com agricultores da região, na propriedade do agricultor conhecido como Manoel Baiano, no quilômetro 48, da rodovia RO-481. Lá ele falou da luta que vem travando para conseguir, junto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a fixação do preço mínimo para o café no estado de Rondônia. \”Somente com essa discussão, já conseguimos um aumento na saca do café, que estava em torno de 80 a 90 reais, para 120, 130 reais, mais ainda é pouco. Precisamos garantir o preço mínimo e a compra do café pela Conab, para segurar o preço\”, disse.


Acompanhado do secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, o secretário ouviu do gerente João Batista da Silva Perin que o Programa de Mecanização Agrícola (Promec) já atendeu, aproximadamente, 13 mil horas, beneficiando 2.750 propriedades de agricultores familiares.


No distrito de Novo Riachuelo, o secretário conversou com agricultores na propriedade do agricultor Anastácio Medeiros Cabral, na Linha 106. Cabral é agricultor familiar inserido no Projeto Inseminar, de incentivo à inseminação artificial, visando à melhoria genética do rebanho leiteiro e que já conta com 15 bezerros nascidos da prática.


Em conversa descontraída com agricultores daquela comunidade o secretário Sorrival destacou o aumento da frota da Emater, que conta com mais de 100 tratores para atender as necessidades dos agricultores em suas propriedades e da reabertura da Usina do Calcário que, a partir de segunda-feira, 12, recomeça a distribuição para quem necessita corrigir o solo.


O calcário será oferecido aos agricultores ao preço de 40 reais, a tonelada, e o Governo do Estado oferecerá o frete gratuito para os pequenos agricultores, aqueles da agricultura familiar, até a sede do município. \”E a forma que encontramos para que todos possam adquirir o calcário a custo igualitário, independente da distancia de sua propriedade\”, diz o secretário da Emater.


Novo Riachuelo também está sendo beneficiado com o Promec. Para este ano foram disponibilizadas mais quatro mil horas para atender agricultores de presidente Médici, da quais 600 serão trabalhadas nas Linhas 102, 106 e 128, fechando aquela região.


Segundo o gerente da Emater de Presidente Médici, Arno Enes Junior, aquela região também foi contemplada com uma grade niveladora e uma plantadeira. Os equipamentos foram entregues para a Associação dos Produtores Rurais da Primeira Linha (Apropril), beneficiando 60 associados e mais de 100 famílias na comunidade.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.