A formação de um sistema de baixa pressão na costa das Regiões Sul e Sudeste trouxe chuva desigual às áreas de café do sul de Minas Gerais e Mogiana.
De treze municípios monitorados pela Cooxupé, apenas quatro registraram mais de 10mm neste domingo. Foram Campestre-MG (20mm), Guaxupé-MG (25mm), Monte Santo de Minas-MG (25mm) e São José do Rio Pardo-SP (10mm).
O sistema de baixa pressão intensifica sobre a costa do Brasil e deverá dar origem a um ciclone subtropical nas próximas horas. Por isso, há previsão de temporais com eventual queda de granizo na Zona da Mata e Espírito Santo na tarde desta segunda-feira.
Nesta semana, a precipitação será mais persistente apenas no centro e norte do Espírito Santo e sul da Bahia com acumulado entre 20mm e 30mm. Por outro lado, o tempo permanecerá completamente seco e com madrugadas mais frias no Paraná, Alta Paulista, Alta Mogiana e Cerrado.
Entre 24 e 27 de abril acontecerá a ultima precipitação abrangente do período úmido do Brasil. Posteriormente, espera-se tempo seco prolongado no país. A precipitação do início da semana que vem será mais percebida no Espírito Santo, Zona da Mata e sul da Bahia com acumulado entre 20mm e 30mm. No norte do Paraná, por outro lado, o acumulado não deverá chegar aos 5mm.