Risco de El Niño na Indonésia pode elevar participação de robusta vietnamita na Europa

24 de setembro de 2015 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Café Point

Os torrefadores europeus parecem querer aumentar a demanda por robustas do maior produtor mundial, o Vietnã, à medida que o fenômeno climático El Niño ameaça prejudicar a produção de café de 2016/2017 da Indonésia.


Os comerciantes de café disseram que viram riscos de que a Indonésia poderia ser a origem de café mais vulnerável ao El Niño, que pode levar a um clima muito quente na Ásia.


Os comerciantes falaram sobre as preocupações de que a falta de chuvas no começo do próximo ano possa complicar o desenvolvimento da colheita de robusta em 2016/2017 na Indonésia, à medida que a irrigação será escassa.


Um corretor sênior disse que se o El Niño for mesmo tão forte na Indonésia, os torrefadores europeus poderão substituir o café desse país com robustas do Vietnã ou até mesmo por arábicas de menor qualidade do Brasil. “A maioria dos torrefadores europeus poderá trocar os robustas da Indonésia pelo do Vietnã facilmente”.


Os comerciantes europeus disseram que um aumento na demanda por robustas vietnamitas como substituto para as ofertas indonésias poderia ajudar a amentar os diferenciais de preços do café do Vietnã, mas o impacto deve ser limitado, devido aos altos estoques da colheita anterior do país e às expectativas de uma grande colheita.


O membro do comitê conselheiro da Associação de Exportadores de Café da Indonésia, Suyanto Husein, disse que a produção de café do país poderá cair para 550.000 a 570.000 toneladas em 2016 com relação à previsões anteriores, de 600.000 toneladas. “Se começar a chover em novembro, provavelmente teremos apenas um atraso na colheita, mas se houver uma seca mais prolongada, as plantas ficarão estressadas. A produção de flores e frutos poderá cair para 30-40%”.


Adam Scaife, do Met Office, da Inglaterra, disse que já existem evidências de chuvas menores que o normal na Ásia. “As chuvas no Pacífico Oeste deverão ser bem menores do que o normal nos próximos meses e até o Ano Novo. Já vimos uma mudança no padrão da temperatura e nos padrões de chuva. O El Niño em si não deverá alcançar o pico antes do Natal e levará alguns meses para diminuir”.


Muitas plantações de café da Indonésia pertencem a pequenos produtores, que não podem arcar com sistemas de irrigação. As plantas de café robusta começam a florescer em setembro na Indonésia. Demora cerca de oito meses para produzir café – das flores ao desenvolvimento de cerejas maduras.


A reportagem é da Reuters/ Tradução por Juliana Santin

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.