O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) protestou nesta quarta-feira (9), em Plenário, contra a concorrência desleal de grãos de café verde importados de outros países.
Segundo ele, a empresa Nestlé está tentando obter autorização para importar o produto da Etiópia, prejudicando principalmente os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, os maiores produtores nacionais do grão. O senador lembrou que, no início do ano, foi um dos que lutou para evitar a importação de café do Peru.
Ricardo Ferraço acrescentou que o país está voltado há mais de dois séculos à atividade cafeeira, sendo líder na produção mundial e dono da mais ampla variedade de grãos.
— Como é possível defender a importação pelo Brasil de café verde, quando se sabe que o nosso país produz mais de 40 milhões de sacas anuais, metade dessa produção destinada à exportação? É como se a Noruega importasse bacalhau. É como se o México importasse tequila, é como se a Suíça importasse chocolate, é como se Chile importasse vinho e mesmo uva — declarou.