República Dominicana tem projeto sobre Ocratoxina A no café

09/12/2009 – O Idiaf (Instituto Dominicano de Pesquisas Agropecuárias e Florestais) e Secretaria de Estado de Educação Superior, Ciência e Tecnologia executaram um projeto de pesquisa sobre a ocratoxina A, com a cooperação da França, que inclui o estabelecimento de uma unidade de detecção da micotoxina no café e no cacau, assim como a capacitação de pessoal técnico de diferentes instituições do setor agropecuário da República Dominicana.

A ocratoxina A é um tipo de micotoxina resultante do metabolismo secundário de fungos das espécies Aspergillus e Penicillium. Há demonstrações de que a ocratoxina A possui potente efeito nefrotóxico e nefrocancerígeno e pode ser encontrada em uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo o café e cacau.

Os seres humanos podem ser contaminados através do consumo de alimentos mal armazenados, especialmente os grãos e produtos suínos, além do café, do cacau, dos vinhos e das uvas passas. O Idiaf com o apoio da Secretaria executa o projeto “Determinação dos Níveis de Ocratoxina A na Cadeia de Comercialização do Café e Cacau Tipo Exportação”. Tal projeto servirá de base para a planificação e realização de medidas para a contenção do avanço dessa micotoxina, garantindo os níveis máximos estabelecidos por organismos internacionais.


Dentro do marco desse projeto se estabeleceu uma unidade para dar serviços de análise de ocratoxina A no café e cacau no Centro de Tecnologias Agrícolas do Idiaf em Pantoja, a oeste de Santo Domingo. Uma das primeiras iniciativas contempladas no projeto é a capacitação e formação de técnicos dominicanos no uso de equipamentos de detecção rápida, como o Vicam. “É muito importante termos projetos de análise como esse na República Dominicana, pois podemos apoiar a pesquisa e oferecer serviços de análises para produtos bastante viáveis, como o café e cacau, dando um suporte para empresas e produtores, tanto no que se refere ao consumo interno como na exportação”, disse Rafael Pérez Duvergé, diretor executivo do Idiaf. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.