O Campo Experimental Izidoro Bronzi é mantido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari, entidade promotora da Fenicafé
Representantes de 13 países, entre eles Bulgária, Chile, China, Costa Rica, Inglaterra, França, Índia, Irlanda, Sri Lanka, Tailândia, Alemanha, Suíça e Brasil, participam no próximo dia 31 de janeiro de uma visita técnica ao Campo Experimental Izidoro Bronzi, em Araguari no Triangulo Mineiro.
A chegada ao Campo está marcada para as 9h50, onde será iniciada a visitação. Logo mais às 11h20, será ministrada uma palestra pelo Professor Dr. André Luís T. Fernandes, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e pesquisa da Uniube que fará uma apresentação das pesquisas realizadas na área.
Pesquisa – O Campo Experimental fica em uma área arrendada pela ACA e teve suas atividades iniciadas em 2009. O Campo foi implantado com o objetivo de fomentar pesquisas nas diversas áreas da cafeicultura, com ênfase nos trabalhos de irrigação, tratos nutricionais, tratos fitossanitários e culturais, além do melhoramento genético e qualidade do café.
Desenvolvido em parceria com a Fundação Procafé, Ministério da Agricultura, Universidade de Uberaba e Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, o Campo ocupa uma área de 5 hectares, abrigando 30 trabalhos experimentais envolvendo pesquisas técnicas de irrigação, nutrição, podas, fisiologia, vegetal, variedades, defensivos agrícolas, dentre outros.
O mercado descobriu a região na década de 80, e agora, a média de idade dos cafezais já passa dos 25 anos. O caminho está na pesquisa. Na área removida, o preparo do solo vai servir para formar um cafezal diversificado com 38 variedades, distintos tratos culturais e posições de plantio. Em outra parte, em um cafezal já plantado as empresas fazem parceria com os cafeicultores para testar produtos.
Equilíbrio do solo – A tecnologia do Penergetic promove a bioativação dos micro-organismos do solo, aumentando a biota (conjunto de seres vivos de um determinado ambiente), gerando equilíbrio do solo e aumentando os picos de mineralização. Isso significa devolver a saúde química e biológica do solo e, ao mesmo tempo, possibilitar à planta uma maior captação de nutrientes.
Estudos realizados em lavouras de café comprovaram que a aplicação do Penergetic nas lavouras tem propiciado uma média de redução de 60% a 70% no uso de fósforo como fertilizante, e de 40% para o potássio, melhorando a qualidade e equilíbrio químico e biológico do solo.
Fenicafé – O evento reúne anualmente três grandes encontros: XXI Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, XIX Feira de Irrigação em Café do Brasil e o XVIII Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.
Realizada em Araguari, no Triangulo Mineiro, a Fenicafé vai apresentar aos produtores as mais novas tecnologias e tendências da cafeicultura irrigada. Cerca de 20 mil pessoas vindas de mais de 100 cidades brasileiras realizando grandes negócios e aproveitando oportunidades.
São aproximadamente setenta expositores e volume de negócios superiores a 35 milhões de reais. A feira se constitui em uma excelente oportunidade para empresários da agroindústria, produtores rurais, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio de se atualizarem e gerarem novos e melhores negócios.
Informações úteis – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – Fenicafé
De 21 a 23 de março
Local: Pica Pau Country Club, Araguari no Triangulo Mineiro
A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) em parceria com a Embrapa Café e Cocacer.
Mais informações no www.fenicafe.com.br