REPRESENTANTES DO MAPA PARTICIPAM DO 5º SIMPÓSIO BRASIL CAFÉ CONILON

13 de setembro de 2007 | Sem comentários Agenda & Eventos Mais Café

Brasília (13.09.07) – Com o objetivo de discutir temas relacionados ao setor cafeeiro, a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel promove, hoje e amanhã, no Espírito Santo (ES), o 5° Simpósio Brasil Café Conilon. No evento, o secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone, representará o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.


Entre os principais temas que serão abordados destacam-se a relação da cafeicultura com as ações de sustentabilidade e a ligação do café conilon ao agronegócio e à responsabilidade social.


De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Espírito Santo é líder na produção de conilon. Neste ano, o Estado apresentou safra recorde de 7,517 milhões de sacas. Em 2006, o número registrado foi de 6,9 milhões de sacas. O município capixaba de São Gabriel é conhecido como a “Capital Nacional do Café Conilon”.


Bertone destaca a importância do País na produção de café conilon. “Além de possuirmos um parque cafeeiro de conilon bastante respeitável, cuja atividade é desempenhada, principalmente por pequenos produtores e agricultores familiares, também nos destacamos por termos a maior indústria de café solúvel no mundo usuária desse tipo de café”.


            O secretário de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, também explica que os seminários são realizados em todas as regiões cafeeiras do Brasil. “É quando se aproveita para transmitir aos cafeicultores a formulação de políticas públicas, a orientação de cada setor da economia cafeeira para o mercado, de modo que o produtor possa, não apenas produzir melhor, mas também entender o mercado e, assim, quem sabe, comercializar a sua produção.”


Hoje e amanhã, o 5° Simpósio Brasil Café Conilon será realizado na Escola Irmã Adelaide Bertochi, em São Gabriel da Palha. O evento é destinado aos cafeicultores, estudantes do agronegócio, empresários e estudiosos do café. A expectativa dos organizadores é de que 1,3 mil pessoas participem durante os dois dias de evento.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.