02/07/2009 – Em matéria levada ao ar nesta terça feira, a TV integração de Uberlândia, afiliada da TV Globo, destacou o aumento da criminalidade em nossa cidade. Na pauta do repórter Paulo Barbosa, dados levantados junto a polícia militar e algumas vitimas de assaltos na cidade confirmam o aumento da violência. Em contra-partida, o principal índice levado em conta na matéria, coloca em xeque um dos principais produtos agrícolas do município, o Café. Neste período de colheita, apesar de não ser mais tão atrativo, muitas pessoas de outras regiões chegam à cidade para trabalhar na colheita .
Veja abaixo a íntegra da matéria
Roubos, furtos, assaltos. Comerciantes de Patrocínio vivem dias de insegurança. As histórias de medo e prejuízos se multiplicam a cada dia. Só no primeiro semestre deste ano a Polícia Militar registrou um aumento de 30% no número de ocorrências.
Os sistemas de alarme e as câmeras de segurança não intimidaram os bandidos que entraram numa ótica em Patrocínio e arrombaram o cofre com uma picareta. Indignado, o comerciante Alair José de Queirós conta que esta não foi a primeira vez.
Nos sete assaltos, mais de R$150 mil de prejuízo. A gerente Ana Paula Queirós registrou todos os estragos. E cada vez que vai para o trabalho é um drama. O supermercado de Silma Batista Lima também foi assaltado mais de uma vez.
A estatística da Polícia Militar em Patrocínio comprova o motivo do medo dos comerciantes da cidade. Nos primeiros seis meses deste ano, o número de furtos em estabelecimentos comerciais aumentou 36% em relação ao mesmo período do ano passado.
De janeiro a junho deste ano, 41 estabelecimentos comerciais foram arrombados. No mesmo período em 2008 foram 30. De acordo com o comandante da PM, tenente coronel José Wilson Lisboa, o problema é que nesta época do ano aumenta o fluxo de pessoas de outros estados na cidade porque elas trabalham na colheita do café.
O comerciante Osmar Nunes Filho, que também foi vítima de ladrões e investiu em equipamentos de segurança, faz um desabafo. “É urgente que a cidade busque alternativas que melhore as condições de lazer, de educação e perspectiva de emprego”, frisa.
Coincidência ou não, na próxima sexta-feira (03) será realizada em Patrocínio a 1ª Conferência sobre Segurança Pública. O objetivo é apontar soluções para problemas como esses, que serão levadas para a Conferência Nacional em Brasília, no mês de agosto. Na ocasião será discutido um novo modelo de segurança pública para o país