Renovação e crédito buscam dar novo ânimo ao café de El Salvador

  

Agnocafé | CNC
12/08/2010


El Salvador, país cujo café é um dos principais produtos de exportação, está decidido a ganhar reconhecimento internacional como origem de grãos de qualidade, com a finalidade de conquistar novos mercados.
 
A renovação do parque cafeeiro e créditos para os produtores são alguns dos passos que estão sendo buscados pelo governo do atual presidente, Mauricio Funes, que busca colocar os cafés salvadorenhos em um lugar privilegiado no mundo, conforme apontou o ministro da Agricultura local, Guillermo López. \”Nos últimos a cafeicultura não teve apoio e o setor sofreu com a crise de preços internacionais, com os prejuízos causados pelos fenômenos naturais. Então, temos de reativar o setor cafeeiro com uma visão de futuro\”, disse López.
 
Milhares de produtores do país estão sendo beneficiados com o programa de renovação do envelhecido parque cafeeiro, passando a contar com plantas da variedade bourbon, que produz grãos de alta qualidade. \”Grande parte do parque cafeeiro passou de sua vida útil. São árvores que tem pouca renda e isso influenciou para que tivéssemos nos últimos anos quedas da produção\”, observou o presidente da Procafé (Fundação para Pesquisas Cafeeiras de El Salvador), Mario Acosta.
 
Juntamente com a renovação do parque cafeeiro, o governo local colocou à disposição 50 milhões de dólares para que os bancos privados, mediante o aval do Banco Multisetorial de Investimentos, possam conceder créditos aos cafeicultores. \”O importante é que os cafeicultores sejam apoiados. Como governo estamos priorizando o apoio ao café como parte do impulso à agricultura\”, reconheceu López.
 
Com o propósito de promover a biodiversidade e os aspectos culturais, os parques cafeeiros do país também estão sendo promovidos como parte da agenda turística de El Salvador, onde os visitantes podem conhecer desde o plantio até o processamento do grão. O país conta com um total de 80 benefícios de café, sendo que o grão ocupa uma área plantada de mais de 160 mil hectares. El Salvador produziu 1,7 milhão (1,30 milhão de sacas) de café na safra 2009/2010. A safra do próximo ano deverá ser mais alentadora, com um aumento de cerca de 24%.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.