A NOVA EPAMIG
O Relatório de Gestão (Técnica/Administrativa/Financeira) do período 2003/2005 comprova o novo momento da Epamig. Segundo o presidente da Empresa, Baldonedo Napoleão, a Epamig encerrou 2005 com grandes conquistas para o agronegócio de Minas Gerais e do Brasil, alinhada com sua visão de ser reconhecida nos cenários estadual e nacional como modelo de excelência na pesquisa e modelo de excelência na gestão.
Num paralelo entre os resultados de 2003 e 2005, é notável a melhoria contínua, competente e qualitativa dos trabalhos, para fazer cumprir sua missão: apresentar soluções para o agronegócio, gerando e adaptando alternativas tecnológicas e oferecendo serviços especializados, capacitação técnica e insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos produtores rurais, em benefício da qualidade de vida da sociedade.
Em relação à pesquisa, sua atividade-fim, a Epamig conquistou altos patamares no período de 2003 a 2005. Os resultados gerados foram multiplicados, repassados e/ou colocados à disposição dos setores primário e agroindustrial da economia mineira através da transferência e difusão de tecnologia.
A Epamig é, hoje, uma Empresa com excelentes perspectivas de crescimento, como poderá ser visto em alguns gráficos anexos, que fazem parte do Relatório de Gestão 2003/2005.
PRODESAG
O Programa Microrregional de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária (Prodesag) tem como objetivos reestruturar e revitalizar as Fazendas Experimentais existentes e implantar novas Fazendas Experimentais ou Estações Experimentais em regiões onde a Empresa ainda não opera. A estratégia utilizada é a parceria com municípios, universidades públicas e privadas e empresas.
Tanto nas Fazendas existentes quanto nas novas, o Prodesag prevê a implantação de Conselhos Gestores das Fazendas, compostos pelo Presidente da Epamig; prefeito municipal; representantes de universidade, associações de municípios, produtores rurais, comerciantes, Emater, Ima. Os Conselhos Gestores aprovam o Plano Anual de Trabalho e o Relatório das atividades das Fazendas. O processo acontece através de Prospecção de Demandas, Pesquisa, Transferência Tecnológica e Negócios Tecnológicos.
Ascom Epamig
27.06.2006