Aumenta a oferta de orgânicos
6 de Janeiro de 2003 – A produção de café orgânico no Brasil vem aumentando a cada ano, especialmente em resposta à crescente demanda mundial por alimentos mais saudáveis e de qualidade. No ano-safra 2000/01, foram produzidas cerca de 58 mil sacas de 60 quilos. Em 1992, o volume não ultrapassava 300 sacas.
A previsão para a safra atual é passar das 70 mil sacas. A maior parte do cultivo está em Minas Gerais, segundo a Associação de Cafeicultura Orgânica do Brasil (Acob).
A garantia da qualidade do café orgânico é dada por meio de empresas especializadas, que emitem certificado às fazendas produtoras, como São José do Esmeril, Santo Antônio, Sítio Santa, Ubá, Santa Terezinha.
Entre as certificadoras estão Instituto Biodinâmico, Farm Verified Organic, EcocertBrasil, IMO-Control do Brasil, BCS Öko-Garantie e Associação de Agricultura Orgânica. Em 1999, existia apenas o Instituto Biodinâmico, instalado em Botucatu (SP).
O café orgânico brasileiro também vem conquistando espaço no exterior. Cerca de 80% da produção é destinada particularmente para Estados Unidos, Europa e Japão. A previsão para 2002 é registrar remessas acima de 60 mil sacas.
Torrefadoras, como Café Bom Dia, Santa Clara e Café Ituano, já estão embarcando o produto industrializado. A Cia. Mogi de Café Solúvel e a Cia. Cacique exportam há dois anos café orgânico processado.
(Gazeta Mercantil/Página A6)