Região do Cerrado se prepara para feira da SCAA

Federação de Cafeicultores do Cerrado está ultimando preparativos visando Feira internacional de Cafés Especiais nos Estados Unidos

por Jânio Luiz


Seg, 07 de Abril de 2014 09:52
 

Acontece entre os dias 24 e 27 de abril em Seattle, estado de Washington, Estados Unidos, a maior feira de cafés especiais do mundo, a SCAA Event. Promovida pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA sigla em inglês), a feira reúne todos os segmentos ligados a cafés especiais, desde regiões produtoras até baristas e torrefadores.

Durante estes 4 dias o mundo do café estará atento a Seattle e por isso, a Região do Cerrado Mineiro escolheu este grande evento para realizar o Lançamento Internacional da Denominação de Origem Região do Cerrado  Mineiro – DOC, primeira e única no Brasil a possuir tal título. O lançamento conta com forte apoio do Sebrae, parceiro da Região em seus projetos e ações. Buscando atingir torrefadores e todos os membros da cadeia café que trabalham com Origem e alta qualidade, a Região do Cerrado Mineiro atuará em diversas frentes no evento, como conta o Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Organização que controla a DOC Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal.

“Nosso grande objetivo é apresentar para um público seleto que estará presente na SCAA o propósito da Região do Cerrado Mineiro. Entendemos que o mercado mundial de café esta em crescimento e transformação, influenciado diretamente por novos consumidores mais exigentes e conscientes. Um novo mundo do café esta surgindo, um novo mercado que demanda uma nova atitude, novas maneiras de pensar e agir, de produzir e se fazer negócio, para conquistar valorização e reconhecimento. Nós acreditamos que a Região do Cerrado Mineiro tem este potencial, e estamos nos preparando para este novo desafio: tornar a Região do Cerrado Mineiro uma referencia de ‘atitude’ para o novo mundo do café, em termos de produtores, região e produtos.”

Juliano Tarabal esclareceu ainda que todo o material publicitário referente ao lançamento da denominação de origem da região do cerrado foi desenvolvido e em recente reunião com representantes das nove associações filiadas a Federação o trabalho foi apresentado e aprovado e sai agora da parte de desenvolvimento, de marketing para a confecção.

Para apresentar este propósito, a Região do Cerrado Mineiro irá contar com uma sequência de ações como estratégia para lançar a DOC tão valorizada e reconhecida no mercado mundial. Lançamento Oficial – O dia 25 de abril será especial para a Região. É quando acontece o  lançamento oficial da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro – DOC  feito em um almoço para convidados especiais como torrefadores, imprensa internacional, baristas, autoridades produtores e representantes de cooperativas da Região, encontro que acontecerá no mesmo Pavilhão de Eventos da SCAA. Esse encontro tem como objetivo principal apresentar aos participantes a Região bem como demonstrar os benefícios e garantias em se trabalhar com cafés com Origem e Qualidade Cerrado Mineiro, garantidas pelo Selo de Origem da Região.

“O lançamento da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro na feira da Associação Americana de Cafés Especiais – SCAA representa uma fundamental etapa no propósito do Sebrae para Internacionalização da Marca. A aproximação dos produtores e cooperativas da Região junto a mercados diferenciados criam condições para desenvolvimento de novos relacionamentos e parcerias, viabilizando o chamado direct trade (venda direta), preservando e valorizando a Origem e Qualidade dos Cafés produzidos pelos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro” – explicou Marcos Alves, Analista do Sebrae na Região do Cerrado Mineiro.

Stand Região do Cerrado Mineiro

Outras ações também marcarão a participação da Região na Feira. A Região do Cerrado Mineiro participará da Feira como um dos expositores. Um stand próprio dentro da Feira será o ponto de referência para aqueles que desejarem conhecer mais sobre a única região cafeeira do Brasil a possuir uma Denominação de Origem. No Stand da Região, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado estará apresentando aos visitantes da feira toda a plataforma de rastreabilidade, controle de Origem e Qualidade que o Cerrado Mineiro tem para oferecer como garantia e diferencial para quem adquire cafés como Selo de Origem e Qualidade Cerrado Mineiro

Cupping

Outra ação que será desenvolvida no evento da SCAA é o Cupping (prova de café) com os cafés da Região do Cerrado Mineiro. Nesta rodada de provas os torrefadores e compradores terão a oportunidade de conhecerem mais sobre as nuances do café da Região.

Fonte: Módulo FM

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.