O CNC irá percorrer diversas regiões produtoras e o Cerrado Mineiro foi a primeira a ser ouvida
O Conselho Nacional do Café – CNC – está percorrendo as regiões produtoras de café do Brasil promovendo uma oficina de Planejamento Estratégico para a Cafeicultura Nacional. A Região do Cerrado Mineiro foi a primeira a receber a oficina, que reuniu representantes das 8 Cooperativas e 7 Associações filiadas à Federação dos Cafeicultores do Cerrado – entidade Gestora da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro. O encontro aconteceu no Centro de Excelência do Café, em Patrocínio e foi a primeira ação de planejamento estratégico da entidade criada há 37 anos.
Segundo o Presidente do CNC, Deputado Federal Silas Brasileiro, a principal expectativa da entidade é alcançar uma participação mais efetiva do setor cooperativo de café, representado pelo CNC, na formulação, execução e acompanhamento da política cafeeira nacional e internacional. Ainda segundo o presidente, com a efetiva participação de todos e melhor direcionamento das ações conforme as orientações da base, a entidade terá a oportunidade de transformar o CNC em um centro de inteligência estratégica para o café.
Para o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis esta ação veio atender ao anseio da base produtora. “Somos o maior país produtor de café do mundo, a cafeicultura distribui riqueza onde está instalada e precisamos valorizar isso. Nós cafeicultores buscamos ações que possam garantir a sustentabilidade da cafeicultura, tenho a certeza de que esse planejamento do Conselho Nacional do Café, que vai contar com a participação efetiva das entidade brasileiras ligadas ao café, vai trazer maior visibilidade a nossa política cafeeira.
Segundo o Conselho Nacional do Café o planejamento deverá se estender até 30 de junho deste ano, quando a empresa contratada deverá apresentar os resultados. Toda a ação tem o apoio da Organização Brasileira das Cooperativas – OCB – através do projeto Somos Coop.