Região do Cerrado Mineiro destaca-se pela representatividade na SCAA

Cafeicultores fortaleceram a região na última edição da feira de cafés especiais em Houston

Por ASCOM Expocaccer
 
Entre os dias 28 de abril e 01 de maio, a cidade de Houston, no Texas, foi palco da 23ª edição da feira de cafés especiais da SCAA – Associação Americana de Cafés Especiais, a qual reúne, anualmente, nos Estados Unidos, os principais países produtores e consumidores de café do mundo. Como definido na edição do ano anterior, este ano o Brasil foi o país sponsor (representante oficial) do evento e teve na palestra de abertura uma apresentação que enfatizou a produtividade e a qualidade dos cafés cultivados nas doze regiões produtoras do país, bem como teve também a sua cultura e culinária presentes na solenidade de abertura.
 
As doze regiões produtoras, em parceria com a BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais, fortaleceram sua participação na feira com um stand amplo e posicionado na parte central da feira. Lá os visitantes puderam degustar o sabor do café das diferentes regiões do Brasil e atestar a qualidade do produto cultivado aqui.
 
O destaque da participação na feira foi a presença marcante dos cafeicultores e representantes da Região do Cerrado Mineiro. Trajando blusa com o emblema da nova logomarca da região, os mais de 30 produtores que compareceram ao evento mostraram a força do Café do Cerrado, a busca por novos conhecimentos e o empenho em mostrar ao mundo a qualidade e a organização dos 55 municípios que prezam pela produção de cafés sustentáveis e de nível superior. Lázaro Ribeiro de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, considera a participação de peso do Cerrado Mineiro muito positiva. Para ele o espaço destinado aos Cafés do Brasil foi bem estruturado e bastante freqüentado, sobretudo pelos cafeicultores da região do Cerrado Mineiro. O Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, divide a mesma opinião e afirma que a representatividade dos cafés do Brasil melhorou bastante tendo em vista as outras edições da feira e acrescenta que o momento vivido pela Região do Cerrado Mineiro é promissor. “Estamos numa fase de realizar, de concretizar ações de evolução. Por isso precisamos organizar a nossa base para atendermos à demanda do mercado de cafés especiais, certos de que conseguiremos, uma vez que temos um produto de qualidade para este fim”, avalia.
 
A realização da SCAA também foi um momento oportuno para a apresentação da nova estratégia da marca da Região do Cerrado Mineiro, a qual vai muito além da mudança de logomarca, visa, sobretudo, resgatar a identidade da região do Café do Cerrado, valorizar o produtor, atrair a percepção do consumidor e o conhecimento do mercado. Esta nova estratégia almeja fazer com que os cafés da região sejam conhecidos e lembrados como um café de atitude, e para tanto a qualidade é um dos fatores que norteiam esse posicionamento, o lema desta nova estratégia é mostrar uma região de atitude para um novo mundo do café. “A vez é dos cafés especiais. O mercado quer diferenciação. Uma nova região para um novo mundo é uma realidade porque há muitos jovens neste mundo do café. Esse momento de transição, de reposicionamento da marca da nossa região é muito importante, pois o Brasil deixou de ser o país da quantidade e está se tornando o país da qualidade, graças ao Café do Cerrado”, analisa o vice-presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Ricardo dos Santos Bartholo.
 

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