Redução de subsídios da agricultura continua sendo reivindicação do G-5, diz Lula

4 de junho de 2007 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: 04/06 - 10:41 - Valor Online

BRASÍLIA – A flexibilização dos preços da agricultura por parte da União Européia para os países mais pobres é reivindicação conjunta de Brasil, China, Índia, México e Nigéria na Organização Mundial do Comércio (OMC), disse hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa de rádio “Café com o Presidente”. “Estamos exigindo que os Estados Unidos diminuam o subsídio para que também os países mais pobres e os países em desenvolvimento possam competir com os produtos agrícolas”, afirmou.


Outra questão que os cinco países discutem em conjunto, segundo Lula, é a democratização do Conselho de Segurança da ONU. O mundo mudou e é preciso que tenha uma maior representatividade para poder a decisão da ONU ser acatada. Posso dizer ao povo brasileiro que não tem nenhum momento da história do Brasil que o Brasil teve tanta força nos fóruns multilaterais como ele tem agora.


Lula afirmou que os países do G-5 estão dizendo ao mundo que não é possível pensar em qualquer acordo comercial e político sem negociar com esses países. Não só a união faz a força, como nós estamos provando que, na medida em que os países em desenvolvimento se juntaram, que são países de populações muito grandes, países de economias emergentes, países que têm uma boa base intelectual, uma boa base científica e tecnológica, uma boa base industrial, esses países estão dizendo ao mundo que não é possível pensar em qualquer acordo comercial ou político sem conversar com esses países.


(Agência Brasil)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.