Um dos principais canais de informação do setor cafeeiro na Internet, a Rede se consolida no cenário digital
Por Daniela Novaes – Rede Social do Café
A Rede Social do Café (www.redesocialdocafe.com.br), criada em 2006, está prestes a atingir a marca histórica de 10 milhões de acessos na próxima semana. Hospedada na plataforma Peabirus (www.peabirus.com.br), atua na construção coletiva e difusão de conhecimento no sistema agroindustrial do café. Está no ar antes que outras plataformas de mídias sociais como Facebook e Twitter ganhassem projeção na internet.
Voltada ao setor cafeeiro, a Rede possui mais de 4600 membros, atingindo números expressivos de postagens, participações e inserção de novos adeptos. O desempenho da Rede é acompanhado pelo Google Analytics, programa estatístico que possibilita a construção de gráficos e indicadores de crescimento. Desde sua criação, foi acessada a partir de 141 países, dos cinco continentes, além de receber visitas de mais de 930 cidades brasileiras.
O sucesso da Rede Social do Café se justifica pela troca dinâmica de informações que incentiva o debate acerca das tecnologias geradas pela pesquisa, o contexto vivenciado pela atividade e as diferentes visões dos setores voltados ao agronegócio café.
Sob a mediação de Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador do Instituto Agronômico – IAC, a Rede Social do Café se consolida no cenário tecnológico com o diferencial de ser a rede que reúne num só lugar, as informações necessárias para quem atua no setor cafeeiro. Desse modo, tornou-se um canal inovador de comunicação do café, aproximando cafeicultores, pesquisadores, extensionistas, torrefadores, exportadores e apaixonados por café.
Conteúdo – A rede é atualizada diariamente com notícias e vídeos referentes ao clima, cotação, comercialização e agroindústria, manejo de pragas e doenças, colheita, pós-colheita e mecanização. Tratando de temas relevantes para a cafeicultura, conta com a contribuição e a colaboração de pesquisadores, professores, produtores, empreendedores rurais, entre outros.
Debates – Os debates na Rede Social do Café são o “carro-chefe” da página. À medida que surgem assuntos de relevância, os membros interagem entre si por meio de postagens de textos, imagens e vídeos, trazendo aos participantes um grande número de dados e informações sobre o setor cafeeiro. A edição das postagens e das noticias ocorre de forma livre entre os integrantes, tornando-os não apenas leitores, mas, geradores de conteúdos e debatedores.
CaféWebTV – A Rede Social do Café também produz o programa CaféWebTV que apresenta conteúdo audiovisual de entrevistas e variedades ligado ao ramo cafeeiro. A equipe atua na cobertura de eventos de destaque e na produção do “cardápio de palestras”, outra inovação da Rede, que disponibiliza conteúdos no formato de vídeos para que todos tenham acesso a novas tecnologias e produtos, democratizando a informação.
Apoiadores – A Rede Social do Café é uma inciativa sem fins lucrativos e conta com o apoio institucional de várias entidades, dentre as quais se destacam o Instituto Agronômico – IAC, a Universidade Federal de Lavras – UFLA e a Embrapa Café. Possui o apoio do Consórcio Pesquisa Café, Polo de Excelência do Café (Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café – INCT Café (CNPq e Fapemig)