Rede Social do Café celebra um milhão de visitas

Sérgio Parreiras Pereira- Pesquisador Científico do Centro de Café \’Alcides Carvalho\’

A prática da construção coletiva do conhecimento em café tem revolucionado o modo como as informações são processadas. A Comunidade “Manejo da Lavoura Cafeeira”, no Peabirus, acaba de atingir a marca de um milhão de acessos. Com 1230 membros e a participação ativa de colaboradores, a comunidade se consolida como ferramenta de relacionamento para agregar conhecimento, inovação e competitividade dentro do sistema agroindustrial do café. A Comunidade faz parte da Rede Cafés do Brasil, que foi uma iniciativa do Consórcio Pesquisa Café e Conselho Nacional do Café (CNC).

“Cada integrante não é apenas um consumidor de conteúdo, mas sim a seiva vital do sistema. O conhecimento, o poder e a capacidade produtiva nunca estiveram tão dispersos e compartilhados na historia do mundo”, comemora o mediador da Comunidade Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC). Para ele, a marca de um milhão de acessos se deve ao princípio da inteligência coletiva e do capital social. Vale destacar que o crescimento desta rede social já caminha de forma exponencial, atingindo 500.000 visitas nos últimos nove meses.

Este sucesso também é justificado pela troca dinâmica de informações que tem incentivado o debate acerca das tecnologias geradas pela pesquisa, o contexto vivenciado pela atividade e as diferentes visões dos setores. A Comunidade acompanha as novas exigências advindas com a globalização, tecnologias modernas de informação e acirramento da competitividade. Tem como foco a integração e a cooperação entre atores econômicos e sociais, com o incentivo para que exista um fluxo contínuo de informação entre eles.

Criada em 28 de junho de 2006, a comunidade foi acessada a partir de 92 países, dos cinco continentes, além de visitas de mais de 473 cidades brasileiras. Desde agosto de 2007, o desempenho da comunidade recebe o acompanhamento estatístico do programa Google Analytics, com a construção de gráficos e indicadores de crescimento. Por meio do programa é possível identificar que a maioria do tráfego de visitas ocorre por meio de mecanismos de pesquisa, acesso direto ao site e direcionamentos por meio de sites de referência.

Diariamente, a Comunidade disponibiliza as informações mais relevantes para o setor, servindo como um filtro inteligente no amaranhado de notícias que caracterizam a sociedade do conhecimento. Ao todo já são quase três mil tópicos apresentados, com a troca de experiências entre participantes das principais regiões cafeeiras e diferentes setores do agronegócio. Mas a grande diferença é que as notícias postadas não seguem a forma linear da elaboração à leitura passiva, mas recebe a participação crescente dos participantes da comunidade, com total liberdade para a exposição de diferentes visões sobre os fatos.

Ainda na avaliação do mediador, Sérgio Pereira, a provocação desses debates tem reduzido a barreira à inovação, com a construção de conteúdos e de conhecimento de forma coletiva e participativa. “A comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Recebo mensagens de usuários, alguns que nunca tive oportunidade de conhecer pessoalmente, por vezes perguntando, cumprimentando e também criticando. É na divergência de pensamentos que se concentra a construção coletiva. O método dialético é experimentado via Internet. Procuramos construir praças publicas no lugar de jardins murados”, destaca.


Fonte: Polo de Excelência do Café.

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Rede Social do Café celebra um milhão de visitas

Por: março 16th, 2010 by equipepec

 

março 16th, 2010 by equipepec

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A prática da construção coletiva do conhecimento em café tem revolucionado o modo como as informações são processadas. A Comunidade “Manejo da Lavoura Cafeeira”, no Peabirus, acaba de atingir a marca de um milhão de acessos. Com 1230 membros e a participação ativa de colaboradores, a comunidade se consolida como ferramenta de relacionamento para agregar conhecimento, inovação e competitividade dentro do sistema agroindustrial do café. A Comunidade faz parte da Rede Cafés do Brasil, que foi uma iniciativa do Consórcio Pesquisa Café e Conselho Nacional do Café (CNC).


“Cada integrante não é apenas um consumidor de conteúdo, mas sim a seiva vital do sistema. O conhecimento, o poder e a capacidade produtiva nunca estiveram tão dispersos e compartilhados na historia do mundo”, comemora o mediador da Comunidade Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC). Para ele, a marca de um milhão de acessos se deve ao princípio da inteligência coletiva e do capital social. Vale destacar que o crescimento desta rede social já caminha de forma exponencial, atingindo 500.000 visitas nos últimos nove meses.


Este sucesso também é justificado pela troca dinâmica de informações que tem incentivado o debate acerca das tecnologias geradas pela pesquisa, o contexto vivenciado pela atividade e as diferentes visões dos setores. A Comunidade acompanha as novas exigências advindas com a globalização, tecnologias modernas de informação e acirramento da competitividade. Tem como foco a integração e a cooperação entre atores econômicos e sociais, com o incentivo para que exista um fluxo contínuo de informação entre eles.


Criada em 28 de junho de 2006, a comunidade foi acessada a partir de 92 países, dos cinco continentes, além de visitas de mais de 473 cidades brasileiras. Desde agosto de 2007, o desempenho da comunidade recebe o acompanhamento estatístico do programa Google Analytics, com a construção de gráficos e indicadores de crescimento. Por meio do programa é possível identificar que a maioria do tráfego de visitas ocorre por meio de mecanismos de pesquisa, acesso direto ao site e direcionamentos por meio de sites de referência.


Diariamente, a Comunidade disponibiliza as informações mais relevantes para o setor, servindo como um filtro inteligente no amaranhado de notícias que caracterizam a sociedade do conhecimento. Ao todo já são quase três mil tópicos apresentados, com a troca de experiências entre participantes das principais regiões cafeeiras e diferentes setores do agronegócio. Mas a grande diferença é que as notícias postadas não seguem a forma linear da elaboração à leitura passiva, mas recebe a participação crescente dos participantes da comunidade, com total liberdade para a exposição de diferentes visões sobre os fatos.


 


Ainda na avaliação do mediador, Sérgio Pereira, a provocação desses debates tem reduzido a barreira à inovação, com a construção de conteúdos e de conhecimento de forma coletiva e participativa. “A comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Recebo mensagens de usuários, alguns que nunca tive oportunidade de conhecer pessoalmente, por vezes perguntando, cumprimentando e também criticando. É na divergência de pensamentos que se concentra a construção coletiva. O método dialético é experimentado via Internet. Procuramos construir praças publicas no lugar de jardins murados”, destaca.


Para acessar a Comunidade: CLIQUE AQUI





Polo de Excelência do Café 


http://excelenciacafe.simi.org.br/

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