O café conilon vem registrando valorização dos preços nos últimos meses.
O café conilon vem registrando valorização dos preços nos últimos meses. Em julho os preços começaram a avançar e naquele mês atingiu o valor de 540,00 a saca e foi a maior marca dos últimos cinco anos.
De lá para cá houve gradativa reação nas cotações e nesta terça (14/09), o preço da saca de café conilon na Cooabriel está a R$720,00, livre de Funrural e frete.
Em doze meses as altas atingiram quase 90%. Em 11 de setembro de 2020 o preço estava a R$380,00.
Segundo o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, a alta vem corrigir as baixas cotações dos últimos anos. “Trata-se de uma correção de preços. Muitos produtores de conilon já negociaram a safra para saudarem as obrigações. Alguns que foram gradativamente negociando nos picos, alcançaram melhores médias de preços e assim, vem conseguindo fazer investimentos e, em alguns casos, até mesmo uma reserva”, disse.
O presidente avalia a importância do equilíbrio. “Ainda não sabemos se esse aumento será contínuo, mas acreditamos que um equilíbrio nos preços é importante tanto para o produtor cumprir suas obrigações e se capitalizar, quanto para que o consumidor final não deixe de apreciar um bom café por causa dos preços”, explicou.
O gerente corporativo de comercialização da Cooabriel, Edimilson Calegari, reforçou a importância das vendas escalonadas ao longo do ciclo e esclarece que para muitos produtores esse pode ser um momento para vender o café. “Cada cafeicultor tem uma realidade que deve ser avaliada individualmente, mas é um bom momento para aproveitar a alta no preço da saca”, disse.