A capital pernambucana está na rota de grandes eventos. Depois de realizar uma etapa do campeonato brasileiro de barista e de promover torneios entre baristas locais, ela agora irá sediar o TNT, competição de latte-art entre os baristas e apreciadores de café locais, que acontecerá bimestralmente. A primeira edição do evento acontece no dia 21 de fevereiro, na doceria Dalena de Boa Viagem , a partir das 19h30 e está sendo realizado pela Centro de soluções em café, a Coffee Center.
O nome da sigla TNT ou Thursday Night Throwdown, em livre tradução significa “Desafio para Quinta à Noite” e irá reunir esse público-alvo sempre numa quinta-feira por mês em diversas cafeterias da cidade, criando cappuccinos feitos à moda italiana, com desenhos como coração ou tulipa/roseta, que serão escolhidos na hora por juízes que podem ser os próprios clientes que estiverem na cafeteria, que irão levar em consideração a beleza das bebidas. E ao final da apresentação de cada competidor, todos os cappuccinos serão servidos gratuitamente ao público presente no local.
Para participar, baristas ou apreciadores de café precisam pagar uma taxa de R$ 10,00 de inscrição no ato da competição, cujo montante arrecadado será dividido entre os 1°, 2° e 3° lugares em porcentagem estabelecida no momento que precede a competição.
Para a Coffee Center, a realização deste torneio só vem enfatizar o excelente momento que o mercado local de cafeterias está vivenciando. “ Nós já criamos outros eventos na cidade como a Segunda 100 Lei, onde os baristas competiam entre si com a criação de drinks com o grão, bem como coordenamos a etapa Pernambuco do Campeonato Brasileiro de Barista que aconteceu em 2011 e agora trazemos o TNT, que tem como objetivo criar uma comunidade de amantes de café que troquem informações e experiências na busca do espresso perfeito e evolução do latte-art”, explica Jonathan Silva, barista da Coffee Center e organizador do evento.
Histórico do evento- O TNT nasceu em 2008 quando Ben Helfen juntou-se a M’lissa Owens, ambos de cafeterias diferentes, para treinarem para o campeonato mundial de latte-art. Estabeleceram que cada barista contribuiria com US$ 5,00 e o vencedor levaria o montante arrecadado. Quem trouxe esta ideia para o Brasil, foi Richard Kumagai, barista de muito prestígio e popularidade em São Paulo. Esta competição tomou corpo e hoje já acontece também em Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Natal e Porto Alegre.
Serviço:
TNT
Quando: 21/02/2013
Horário: 19h30
Onde: Dalena (Boa Viagem – Rua Pe. Bernardino Pessoa, 252)