Páscoa de Chocolate no Diário Mais
A matéria dessa semana está mais doce do que nunca. Com o feriado que se aproxima, o assunto não poderia ser outro, ovos de chocolate. Dentre os mil e um benefícios atribuídos ao chocolate o que mais se destaca é o prazer que ele proporciona ao seu degustador. Isso porque ele aumenta os níveis de serotonina no cérebro. As gorduras de suas calorias elevam os níveis de endorfinas. Resumindo, a serotonina acalma e as endorfinas melhoram o humor.
A fabricação dessa delícia começa quando as frutas de cacau são quebradas para a retirada das sementes, a base principal do chocolate. A essa altura, elas ainda são amargas, mas a verdadeira transformação em doce acontece nas indústrias. Por lá, a matéria-prima é decomposta, recebe açúcar e leite, é agitada, passa por várias trocas de temperatura e, no final, é moldada para ganhar a forma das barras vendidas nos supermercados.
Apreciado no mundo todo, o chocolate é velho conhecido da humanidade. Acredita-se que os astecas foram os primeiros chocólatras da história. No século 16, eles já coletavam sementes de cacau para fazer o xocoatl, um drinque afrodisíaco que só podia ser bebido por imperadores.
Além de saboroso, o chocolate é uma excelente fonte de energia, sais minerais, potássio, fósforo e magnésio. O drama é que, apesar de tanto benefício, o excesso traz uns pneuzinhos indesejáveis. O preto tem menos calorias, por que tem menos gordura de cacau. O branco é mais saboroso, porém é feito da manteiga do cacau por isso é bem mais gorduroso. Já os especialistas, dizem que o ideal mesmo é consumir o chocolate meio amargo. Esse é o mais amigo da sua saúde, chocolate meio amargo aumenta os níveis de antioxidantes no sangue, capazes de proteger o corpo de doenças cardíacas e até câncer. Hoje, o Brasil consome cerca de 310 mil toneladas de chocolate por ano, algo em torno de 1,8 quilo por habitante. E, no feriado que se aproxima, os ovos de chocolate ajudam a aumentar esses números.
Para falar melhor sobre esse assunto, conversamos com Leo Coalhada, da chocolateria Bombom. A bordo do seu famoso fusca, fomos direto para a antiga cozinha do Chef em Casa, conhecer o lado doceiro do empresário e apresentador, que de cara, fez questão de frisar a importância de um bom produto para a confecção dos ovos de chocolate. “O chocolate não precisa ser reinventado, existem bons produtos no mercado, marcas conhecidas, próprias para a confecção de bombons e ovos. Elas podem ser usadas sem problemas.” aconselha Leo.
Ele também fez questão de declarar que a boa mão nessa hora ajuda muito. Além de uma equipe mão cheia, ele tem a Fernanda Oliveira, que é quem prepara a farta páscoa da Bombom. A 16 anos na profissão, Fernanda fabrica ovos com variedade em sabores, tamanho e recheios, ela capricha nas guloseimas!
Sobre os costumes ligados ao período pascal, a maioria deles originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Passover, que é a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por oito dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do Faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida. Depois dessas informações, vale anotar aí a receita do ovo de chocolate trufado, gentilmente cedido por Leo. Então, mãos a obra nessa receita.
• Ovo de chocolate trufado
Ingredientes:
– 1 barra de 1kg de chocolate para derreter
– 1 lata de creme de leite
– Essências a gosto (rum, maracujá, morango, menta, etc)
Para o creme:
Reserve 400gr de chocolate derretido, e acrescente 100ml de creme de leite, mexa e adicione a essência que desejar. Para a trufa tradicional não adicionar essências.
Modo de preparo:
Corte o restante da barra de chocolate para derreter, em pequenos pedaços e coloque em um recipiente de vidro. A quantidade varia com a espessura de ovo desejada. Leve o recipiente ao microondas na potência média por um minuto. Retire, mexa e volte ao microondas por trinta segundos. Se precisar repita por mais trinta segundos e assim sucessivamente até derreter completamente. Despeje o chocolate na forma com o tamanho do ovo desejado. Leve ao freezer ou geladeira e aguarde por alguns minutos. Retire e desenforme com cuidado para não quebrar. Recheie com o creme reservado e cubra com mais uma camada de chocolate. Coloque na geladeira por mais alguns minutos. Retire, uma as partes, e embrulhe como desejar. As formas de ovos de páscoa você encontra em casas especializadas. Em geral, essas formas indicam as gramas referentes a cada tamanho.
Para se divertir e tornar seu feriado mais doce, a dica é repetir essa receita com a criançada. Já para presentear sem erro, vale lembrar que a doceria, cafeteria e chocolateria Bombom, funciona de Segunda à Sexta de 10:00 às 21:00h, Sábado de 10:00 às 21:00h, Domingo de 11:00 às 20:00h. Lá você encontra ovos artesanais para todos os gostos. Além disso, diariamente você pode curtir sobremesas como, torta alemã, torta Ferrero Rocher, pudim, torta de limão, capuccino gelado, além de diversos tipos de cafés, como o Café no Favo, que é o café expresso com mel, chantily e canela em pó, ou o Café da Moça, que leva leite condensado, licor de chocolate e chantily. Lembrando que esses são apenas alguns exemplos de um cardápio repleto de delícias e sabores. Vale a pena conferir. O endereço é Rua Edmundo Bittencourt , 101 – 114 – Várzea (Teresópolis Shopping Center). E o telefone para encomendas e maiores informações é 2742-1698.