RECEITA – Fácil e rápida, receita de broa vai bem com cafezinho

30 de setembro de 2009 | Sem comentários Consumo Receitas
Por: Globo Rural

Café na serra

A delicada culinária de dona Nazareth Dias Pereira, artesã de broas, pães e biscoitos, vence o tempo e mantém a tradição de reunir a família no fim do dia

Texto Luciana Franco
Fotos Ernesto de Souza











A cozinha mineira muito encanta por seu sabor e simplicidade. Baseada em produtos de fundo de quintal, como o quiabo, a couve, o fubá, o porco e a galinha, a culinária de Minas Gerais é feita de ingredientes simples, que compõem pratos ricos em sabor e cheios de histórias. E há também muita fartura. Come-se muito bem nas casas mineiras. E, não raro, um almoço é seguido por um rico lanche da tarde, repleto de broas, café fresquinho, pão de queijo e doces em compotas. Tradição que ainda persiste principalmente no interior, como na pequena Carmo de Minas, cidade situada na região sul do estado, onde a matriarca Nazareth Dias Pereira conserva há mais de 30 anos o hábito de reunir os filhos e os netos no café da tarde.


Filha de cafeicultores, Nazareth viveu boa parte de sua vida na fazenda da família e aprendeu a cozinhar com a mãe. Foi ainda menina que ela “pegou gosto” pela confecção de bolinhos e pãezinhos. “Eu olhava o jeito que a minha mãe fazia as broas e os biscoitos e fui aprendendo de tanto assistir”, lembra a senhora, hoje com 84 anos e mãe de quatro filhos.


Nazareth, que morou por 58 anos em fazendas, já perdeu a conta das receitas que conhece. Ela também não consegue apontar qual é o biscoito preferido dos filhos e netos na hora do café: “Tudo o que eu faço eles comem bem: broas, biscoito de polvilho, roscas, amanteigados, bolinhos, pães”.


Nazareth saiu da fazenda dos pais para se mudar para a fazenda do esposo José Isidro Pereira. “Meu marido se formou em odontologia e trabalhou por três anos no Rio de Janeiro, mas os pais dele, que tinham umas terras em Carmo de Minas, resolveram dividir a fazenda. Ele veio pegar a parte dele e resolveu ficar na região”, lembra. A fazenda em questão produz café há mais de cem anos e recebeu o nome de Sertão – dada a enorme distância entre a cidade e a propriedade na época em que foi fundada – e hoje é sede do Grupo Sertão, importante produtor de cafés finos no país. Nazareth ficou viúva há 26 anos, mas continuou o trabalho na cafeicultura iniciado em parceria com o marido. A filha Sandra conta que a grande paixão da mãe é o café. “Na fazenda ela passava o dia inteiro no terreiro, secando café. Se você quisesse falar com ela tinha de ir ao terreiro”, lembra Sandra. “É que o café tem de secar no ponto certo, senão fermenta”, justifica a matriarca. Nazareth herdou do pai o amor pelas lavouras de café, que passou aos filhos, genros e netos, hoje administradores do Grupo Sertão.


Quando mudou-se para a cidade, em 1983, Nazareth deixou a fazenda para os filhos e genros cuidarem, mas trouxe consigo a tradição de reunir a família na hora do café da tarde. “Todos vêm lanchar em casa. É bom porque estamos sempre em contato”, conta. Após a morte do marido, a família resolveu se mudar para a cidade, para ficar mais perto da escola dos filhos. “Vim com eles para ajudar a tomar conta das crianças, mas no começo senti muita falta da vida na fazenda. Daí, para passar o tempo eu fazia as minhas roscas e broas”, diz. Hoje, mais de 25 anos após ter deixado o campo, Nazareth se acostumou à pacata vida da pequena Carmo de Minas, de 14 mil habitantes, onde atua ativamente na obras de caridade da igreja, mas de vez em quando visita a fazenda à passeio. “Vou é fazer uma vistoria no trabalho que os meninos estão fazendo”, brinca.







BROAS DA VOVÓ NAZARETH




Ingredientes
• 4 ovos
• 1 xícara (chá) de nata
• 8 colheres (sopa) de açúcar
• 16 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 1 pitada de sal
• 2 colheres (sopa) de pó Royal

Como fazer
Despeje em uma vasilha a nata, os ovos, o sal e o pó Royal. Misture bem. Acrescente em seguida o açúcar e a farinha de trigo. Misture novamente. Não é necessário sovar a massa. Apenas misturar bem. Faça pequenas broas com as mãos e coloque-as para assar, em uma assadeira untada, por cerca de 30 minutos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.