Embrapa participa do Rally da safra 2006
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, participa este ano da terceira edição do Rally da Safra 2006, expedição que analisa as condições da safra brasileira de grãos 2005/2006, cujo slogan é “Uma viagem ao Brasil que produz”. Entre 14 e 31 de março, quatro equipes formadas por agrônomos, técnicos, jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos percorrerão, simultaneamente, os principais pólos de produção de grãos no País, somando 14 estados e 76 municípios, num total de 25 mil quilômetros percorridos. A largada oficial acontecerá, em Brasília, no dia 14 de março.
A Embrapa vai contribuir com a metodologia para avaliação da safra e apoio logístico através da participação de pesquisadores e técnicos da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Embrapa Soja (Londrina-PR) e Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF). Serão realizados dois tipos de levantamento de campo: um qualitativo e um quantitativo. Cada equipe cobrirá de três a cinco trajetos diferentes, ampliando a abrangência da coleta de dados sobre a produtividade das lavouras de soja e de milho. Essas culturas foram escolhidas por representarem 80% da safra brasileira de grãos. No total, serão realizadas avaliações de campo em 72 áreas agrícolas com informações de aproximadamente 1,5 mil amostras de campo.
Serão visitados os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul pela Equipe Sul. Já a Equipe Centro-Oeste percorrerá Goiás e Mato Grosso. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal serão visitados pela Equipe Sudeste. Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins estão na rota da Equipe Norte/Nordeste. As zonas produtoras nesses estados representam 99% e 95%, respectivamente, da produção nacional de soja e de milho.
“A participação da Embrapa em eventos dessa natureza é de suma importância, pois vai além da realização do levantamento de dados a campo, ou seja, extrapola as fronteiras técnico-científicas, oportunizando uma maior interação pesquisador/produtor e uma maior visibilidade da empresa junto aos diferentes setores que compõem o agronegócio nacional e a sociedade como um todo”, declara Divania de Lima, pesquisadora do Escritório de Negócios de Londrina da Embrapa Transferência de Tecnologia que irá participar do Rally cobrindo o roteiro da Região Sul, coletando dados sobre a cultura da soja.
De posse dos dados finais, os técnicos terão condições de apresentar um diagnóstico da safra brasileira de grãos, apontando as principais ocorrências relacionadas ao clima, à tecnologia empregada e às pragas e doenças que tenham afetado a produtividade das lavouras. Ainda no campo, serão levantadas as características locais do uso do plantio direto, o percentual do solo coberto com resíduos culturais e a identificação da cultura de cobertura usada na formação da palhada, como parte de uma pesquisa solicitada pela Fundação Agrisus ao Rally da Safra.
As equipes dedicarão até três dias de viagem para cada pólo selecionado e se reunirão com produtores locais em 25 cafés da manhã e 20 palestras noturnas. Nestes encontros serão levantados os aspectos qualitativos referentes à comercialização, transporte e armazenamento da safra.
A Agroconsult, empresa de consultoria em agronegócio que realiza o Rally da Safra, estima que a safra brasileira de grãos 2005/2006 será de até 119,5 milhões de toneladas, sendo 55,3 milhões de soja e 31,1 milhões de toneladas milho (primeira safra). Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally da Safra serão apresentados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) durante Seminário “Perspectivas para o Agribusiness” e entregues ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no dia 11 de abril na Sede da BM&F, em São Paulo, às 17 horas.
O trabalho das quatro equipes e o roteiro completo da expedição poderá ser acompanhado pelo site www.rallydasafra.com.br com informações atualizadas diariamente.
Coletiva de Imprensa: Largada do Rally da Safra
Data: 14 de março de 2006
Horário: 9:00
Local: região central de Brasília, SBS (Setor Bancário Sul), Quadra 1, Bloco C, Lote 32, Edifício Sede III (preto) do Banco do Brasil, 20º andar, Auditório.
Mais Informações: Ana Carolina Silveira (anacarolina@saviezza.com.br Cristina Oliveira ( DRT/DF 4869/88)
Giovana Ferreira (giovana@saviezza.com.br
Embrapa Transferência de Tecnologia
Contatos: (61) 3448-4510 – maria.cristina@embrapa.br