Rainha custa aos súditos menos que um cafézinho

29 de junho de 2006 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Correio Web

A rainha Elizabeth II revelou nesta quarta-feira o estado de suas finanças. A situação demonstra que a soberana custou apenas 62 centavos de libra (1.13 dólares, 90 centavos de euro) para cada súdito britânico, o que representa a metade do preço de um café em Londres. As contas oficiais da rainha, publicadas nesta quarta, revelam que os gastos para manter Elizabeth chegaram a 37,4 milhões de libras (68,1 milhões de dólares, 54,2 milhões de euros). Um bilhete de metrô na Grã-Bretanha custa 1,50 de libra, mais do que o dobro pago por cada cidadão para bancar a rainha.


Esta cifra de gastos reais constitui um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior, segundo o documento publicado pelo Palácio de Buckingham, dois dias depois que o príncipe Charles revelou, pela primeira vez, o total de seus rendimentos milionários. Buckingham indicou que o aumento dos custos da monarquia se deram pelos gastos extras para garantir a segurança real. Apesar de Elizabeth II pagar impostos há 15 anos, a casa real não revelou o total que a rainha pagou aos cofres públicos.


Já o príncipe Charles revelou pela primeira vez o total de seus milionários rendimentos, pelos quais pagou impostos no valor de 3,3 milhões de libras (6 milhões de dólares, 4,8 milhões de euros), segundo cifras divulgadas na segunda-feira pela Clarence House. O gabinete do herdeiro da Coroa Britânica indicou que no ano passado os rendimentos do príncipe – que provêem do Ducado da Cornuália, uma propriedade real a sudoeste da Inglaterra – aumentaram 6%, elevando-se a 14.067.000 libras (25,5 milhões de dólares, 20 milhões de euros). Os gastos pessoais de Charles caíram de 2,2 milhões de libras (4 milhões de dólares) a 2,1 milhões libras (3,8 milhão de dólares), apesar dos gastos excepcionais de seu casamento civil com sua segunda esposa, Camilla.


O secretário pessoal de Charles, Sir Michael Peat, disse que a revelação dos rendimentos e impostos do príncipe visam uma transparência maior desse tema.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.