Zeus
sr.zeus100@gmail.com
A medida que o tempo seco avança, beneficia a colheita ,porem temos o murchamento dos pés de cafe , que ja estão em ponto critico, que aliado aos preços baixos pagos ao produtor, vão levar ao abandono ou diminuição de tratos, que com certeza diminuirá as safras futuras.
Porem essa colheita esta muito atípica,vamos nas cooperativas, e o desanimo e geral , os armazém estão vazios, as mesas de comercialização tambem, falam em safra de 50 milhoes de sacas, mas ja e fato que vamos ter uma quebra de no minimo 30%, os grãos estão pequenos , existe muito cafe no chão, algumas áreas esse percentual chega a 50%, tem amigos que plantaram cafe o ano passado , e ja passaram a grade em cima, e vão plantar milho, ou trigo.
O mercado não fala mais nas crises da Grécia , Espanha etc, essa desculpa , ja não cabe mais, falam em medidas do governo , isso e piada ,com a espectativa de se tirar 3 milhoes de sacas do mercado , o produtor ja contabilisou que perdeu no minimo 30% da estimativa da safra , e muito cafe no chão , logo a naturezaja nos tirou mais de 15 milhões de sacas, o produtor não tem cafe de qualidade para fazer contratos de opção com o governo, não temos peneira , o cafe pegou chuva e cafe de chão, não serve.
Volto a pedir codigo de conduta por parte do mercado, e da industria , que sempre cobrou, esses codigos com cartilhas para o produtor. E agora é nossa vez. QUEREMOS CODIGO DE CONDUTA.