Queda nos preço dos grãos aquece mercado de armazéns no País

25 de agosto de 2008 | Sem comentários Comércio Cooperativas
Por: DCI

AGRONEGÓCIOS
25/08/2008
 
Queda nos preço dos grãos aquece mercado de armazéns no País
 
 
25/08/08 – 00:00 > AGRONEGÓCIOS
Priscila Machado
SÃO PAULO – Com o preço das commodities em queda, os setores público e privado ampliam os investimentos no setor de armazenagem. Depois de divulgar aumento de 9,1% na estimativa da safra de grãos, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anuncia para o segundo semestre um pacote de investimentos para a construção de silos graneleiros. Os novos complexos armazenadores, que terão um aporte de R$ 84 milhões, estarão distribuídos em estados estratégicos, no Nordeste e em Minas Gerais, cada um com capacidade de até 50 mil toneladas. Além de melhorar a logística nessas regiões, o objetivo do governo é regular o preço de mercado desses produtos.


De acordo com Rogério Colombini, diretor da estatal, além desse investimento, 30 unidades passarão por reformas e receberão novos equipamentos.


Mesmo com os fundamentos do mercado favoráveis, a cotação do café não avança e este é o grão que hoje gera maior preocupação do ponto de vista dos estoques, já que os produtores continuam à espera de preços melhores.


Segundo a Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (CASEMG), hoje a capacidade estática dos armazéns da associação gira em torno de 48% porque os produtores da região estão comercializando os outros grãos, mas, com a entrada da nova safra de café, este número deve crescer consideravelmente. Minas será o único estado fora do Nordeste a receber investimento público em silos graneleiros no curto prazo.


A maior região produtora de café não é a única a registrar um aumento da demanda por armazéns. Em São Paulo, a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) inaugurou no último fim de semana mais um armazém na sede da entidade.


Com 1,8 mil cooperados, a associação, localizada na região da Alta Mogiana, prepara-se para receber nesta safra 1 milhão de sacas de café, aproximadamente. Este volume deixará a Cocapec com uma grande fatia do mercado regional tanto em armazenagem quanto em vendas de insumos agrícolas.


Com o investimento, a sede da associação ampliará a capacidade de estocagem de 180 mil sacas para 320 mil sacas. Segundo Anselmo Magno Di Paula, gerente de Café da Cocapec, nos últimos quatro anos a cooperativa investiu cerca de R$ 10 milhões em logística para armazenamento e beneficiamento. “Se a cooperativa não der condições para o produtor guardar esse produto, ele acabará vendendo-o por preços baixos no mercado”, afirmou.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.