Qualidade e sustentabilidade marcam o início da colheita de café no Espírito Santo



11/05/2015


Será realizada na próxima sexta-feira (15) a solenidade que marca o 8° ano da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo e o VII Noroeste Café Conilon. Com o tema Produção de Café Conilon Sustentável e de Qualidade, o evento é considerado um dos mais importantes da cafeicultura do Espírito Santo e tem por objetivo apresentar as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do setor e a produção de café de qualidade.


O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com representantes de toda cadeia produtiva da cafeicultura capixaba. O evento será dividido em dois momentos: a solenidade de lançamento da colheita de café no Espírito Santo; e um evento de caráter mais técnico, que é o VII Noroeste Café Conilon.


No primeiro momento, o pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, fará uma palestra a respeito da Produção de Café Conilon Sustentável e de Qualidade. O cafeicultor Bento Venturim, proprietário do sítio onde será realizado o evento, também falará na ocasião. Haverá, ainda, colheita simbólica, manual e mecanizada, representando o início da safra.


VII Noroeste Café Conilon


Já o VII Noroeste Café Conilon será marcado por um Dia de Campo, dividido em três estações. Na primeira, os participantes poderão obter informações sobre Tecnologias para Renovação de Lavoura com Enfoque no Manejo da Irrigação e Gestão de Propriedade Cafeeira. O extensionista do Incaper, João Luiz Perinni, e o engenheiro agrônomo da Cooabriel, Wander Ramos Gomes, serão responsáveis por transmitir as informações.


Na segunda estação, o pesquisador do Incaper, José Antônio Lani e o representante da empresa Miac Máquinas Agrícolas, Walter Cavichioli, tratam da colheita mecânica do café Conilon, abordando aspectos de sua evolução e fazendo demonstrações de campo. A terceira, aborda as tecnologias de pós-colheita e demonstração do processo de descascamento, com o pesquisador da Embrapa Café/Incaper, Aymbiré Francisco da Fonseca, o presidente do Cetcaf e produtor de cereja descascado, Dário Martinelli, e o cafeicultor Bento Venturim, que produz Conilon de qualidade.


Dia da Colheita do Café Conilon


No Espírito Santo, a colheita do Conilon é aberta no dia 14 de maio. A data foi estabelecida para evitar que o produtor colha o café antes da hora certa. Dessa forma, garante-se a uniformidade de maturação dos grãos e mais qualidade ao produto. Anualmente, o lançamento da colheita do café Conilon é celebrado com diversas ações, com o objetivo de conscientizar o produtor rural de que o bom café é aquele produzido com qualidade, desde o plantio até o armazenamento, sempre com a utilização de técnicas adequadas e recomendadas pelo Incaper.



Serviço:
Lançamento da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo e o VII Noroeste Café Conilon


Data: 15 de Maio


Horário: 8h30


Local:Córrego do Sabiá – Sítio São Bento – São Domingos do Norte (Rodovia Colatina – São Gabriel da Palha – Entrar à esquerda três quilômetros após o trevo de acesso a Águia Branca)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.