Qualidade e modernidade, as aliadas do consumo de café no Brasil

27 de março de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 23/03/2007 21:03:04 - Embrapa

Reconhecimento do sabor em função da qualidade. Esse é um dos motivos que o pesquisador Paulo César Afonso Júnior, da Embrapa café (Brasília/DF), atribuiu ao aumento do consumo de café no Brasil. Equipamentos modernos, preços acessíveis e produto de qualidade de fácil acesso é a combinação que se tornou irresistível e que tem estimulado o consumo da bebida, especialmente nos ambientes de trabalho. Hoje é muito comum chegar em um local de trabalho e encontrar máquinas de café expresso ao alcance de todos, exemplificou o pesquisador.


Segundo divulgação da Associação Brasileira da Indústria do café (Abic), no início do mês, o consumo do café no Brasil cresceu 5,10% no ano passado, enquanto o consumo mundial avançou 1,5%. Outro dado que mostra como o brasileiro está tomando mais café é aferido desde 2003. Nesse período o consumo interno aumentou 19,2%, saltando de 13,7% milhões de sacas para 16,33 milhões. Em 2006, cada brasileiro consumiu 4,27 Kg de café torrado, quase 70 litros, registrando uma evolução de 3,9% em relação ao consumo per capita de 2005.


Outra divulgação da Abic é em relação a produção brasileira na década de 90, que era de 23 milhões de sacas por ano. Nos últimos cinco anos, esse número passou para 37 milhões de saca. O maior produtor nacional é o Estado de Minas Gerais, que responde a 50% da população nacional, seguido do Espírito Santo (25%), São Paulo (11%) e Paraná (7%). 


Para o pesquisador da Embrapa, a indústria é um dos fatores que têm colaborado muito para o consumo de café no Brasil, pois está se adaptando a realidade. O mercado também é responsável por isso, investindo em matéria-prima de qualidade, com aroma, sabor e aspectos e de fácil acesso aos consumidores.O consumo de hoje é reflexo do trio: qualidade, modernidade e oferta de matéria-prima mais acessível, reforçou o pesquisador.



Preparo do café


Boutiques do café e cursos de Barista, que difundem técnicas de preparo de café, são mostras de que o consumo e o consumidor começam a despertar exigências cada vez maiores. “A qualidade associada ao prazer e É  saúde também são fontes de estímulo ao café, comentou.


Quando o assunto é saúde, o café também já aparece como um aliado. A conquista de novos consumidores está baseada na conscientização das vantagens do produto em relação a diversos aspectos, inclusive de saúde, e da associação de qualidade ao prazer, destaca.


Curiosidade, histórias e dicas


Para quem gosta de saborear um bom café, em qualquer momento do dia, é interessante descobrir mais sobre esse produto. O todos.com traz nesta edição alguns sites e textos que vale a pena conferir. 
Um deles, é o site da Cafeicultura – A Revista do Agronegócio café, onde você encontra histórias curiosas sobre a origem do cafezinho e muitas curiosidades. Confira aqui.   


http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=6258


O site café e Saúde é outro endereço onde o leitor tem acesso a textos e informações sobre vários assuntos relacionados ao consumo da bebida café. Clique aqui.
http://www.cafeesaude.com.br/cafeesaude/



Monalisa Leal Pereira (MTb01139-SC)
Contato: (61) 3448-4559
monalisa.pereira@embrapa.br  
 

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