Um dos principais cursos de formação em processamento pós-colheita de café do mundo acontece de 6 a 12 de maio de 2018, no interior de São Paulo, com apoio da Qualicafex, empresa exportadora de cafés especiais sediada em Espírito Santo do Pinhal. Trata-se do Q Processing Course Level 2 – Professional, realizado pelo Coffee Quality Institute (CQI).
Durante sete dias, a Fazenda Santana, situada em Santo Antonio do Jardim, é o cenário onde três instrutores, dois de El Salvador e um da Colômbia, apresentam a 25 profissionais brasileiros diferentes métodos de processamento pós-colheita de café (natural, despolpado, fermentado e “honey”). Palestras, degustações e testes de processamento, com cerejas recém-colhidas e equipamentos de processamento pós-colheita, fazem parte das atividades. As competências são avaliadas por meio de tarefas e provas, necessários para recebimento do certificado Q Processing Professional.
O curso reúne alunos com experiência prática de processamento de café, na operação, supervisão e gerenciamento pós-colheita. Os cursos Level 2 são de nível intermediário/profissional, avançado em relação ao curso Level 1, básico/generalista. Além dos conhecimentos técnicos e práticos, de grande valia para quem trabalha com café, foi adicionado à grade dessa semana o Pré-Q, que consiste em um curso de prova de café preparatório para o Q-Grader. Tanto o Q Processing como o Pré-Q contribuem muito para a preparação de quem pretende obter a certificação Q-Grader, a mais prestigiosa em termos de classificação de café, também emitida pelo CQI.
Para a aplicação do curso que se encerra em 12 de maio, a Qualicafex presta apoio estrutural, logístico e técnico ao CQI, fornecendo materiais e suporte especializado no decorrer das atividades.