O primeiro Indicador lançado pelo Cepea foi o do boi, com divulgação desde 1994. Na seqüência, os Indicadores de citros, com 13 anos, e de açúcar, com 12 anos e os do café e do algodão, com 11. São nove anos dos Indicadores de álcool anidro e hidratado no estado de São Paulo e sete do Indicador do bezerro no Mato Grosso. Mais recentemente, o Cepea passou a divulgar os Indicadores do milho (agosto/2004) e do arroz (setembro/2005). Desde março de 2006, o Centro elabora também o Indicador da Soja Paranaguá ESALQ/BM&F, referente ao grão depositado no porto de Paranaguá.
A metodologia comum para a elaboração de todos esses Indicadores é baseada na consulta por telefone a vendedores e compradores, incluindo os diversos níveis de intermediação que haja em cada um dos setores. O grupo de profissionais consultados pelo Cepea, no levantamento dos 23 produtos, já passa de 3 mil colaboradores, com novas adesões ocorrendo diariamente.
O cálculo dos Indicadores, propriamente, elimina valores, ainda que efetivos, que estejam dois desvios padrão acima ou abaixo da média, tendo em vista que o propósito de um indicador é fornecer valores médios de referência. Preços que escapem a essa média, por sua vez, são armazenados como mínimos e máximos, tanto à vista quanto a prazo. A divulgação é sempre de médias agregadas por região e/ou estado, nunca são transmitidos preços fornecidos individualmente pelos colaboradores.
Quanto às regiões de pesquisa, a definição se dá após um diagnóstico do setor que aponta as principais áreas de produção e/ou de comercialização do País – apesar de estar sediado no campus da Universidade de São Paulo (Esalq) de Piracicaba, portanto, a área de atuação do Cepea não se restringe a São Paulo. As pesquisas do Centro contam com informações de profissionais de cidades como São Lourenço, no Rio Grande do Sul, Ji-Paraná, em Rondônia, Recife, em Pernambuco, e Paragominas, no Pará.
Para divulgar os valores e análises, o Cepea utiliza diferentes meios. O que alcança maior público é o site (www.cepea.esalq.usp.br), com média de 9.500 acessos por dia (diferentes visitantes). São elaborados também informativos diários, semanais ou mensais por setor, de acordo com o ritmo de cada mercado, para os colaboradores. Alguns desses, como o Florestal, Café, TBT e SPS, são inteiramente disponibilizados no site. O Cepea também envia diariamente análises de mercado e cotações regionais à Agência Estado e à Bloomberg International – parcerias que seguem desde 1996 e 2001, respectivamente. Entre as publicações impressas, distribuídas gratuitamente, estão o Boletim do Leite, com 13 anos, a Revista Hortifruti Brasil, com 6, o Informativo Pecuário e Indicadores Rurais (os dois últimos em parceria com a CNA). Além desses canais oficiais, diversos sites e publicações comerciais também retransmitem periodicamente conteúdos do Cepea.
Portfólio de pesquisas agropecuárias do Cepea
Hortifruti (banana, manga, uva, melão, mamão, tomate, cebola e batata)
Outras áreas de pesquisas do Cepea:
Economia Internacional / Barreiras Sanitárias – SPS / Barreiras Técnicas – TBT