Aloísio Cândido – 24/08/2012
Uma cooperativa agrícola foi assaltada na madrugada de ontem na cidade de Araxá, a 120 quilômetros de Uberaba. Sete bandidos armados renderam o segurança do local e roubaram um caminhão da empresa com mais de duzentas sacas de café. O veículo quebrou durante a fuga e eles tiveram de abandoná-lo perto da cidade de Sacramento, onde foi recuperado pela polícia. Ninguém foi preso até o momento.
O assalto aconteceu por volta de três horas da manhã, quando sete bandidos encapuzados, armados com revólveres, invadiram a sede da Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) e renderam um funcionário que fazia a segurança do local, anunciando o assalto. Depois de obrigarem a vítima a acompanhá-los para o interior da empresa, os marginais roubaram 214 sacas de café beneficiado e as colocaram em um caminhão Mercedes-Benz, modelo 1313, cor azul, ano 1980, placas GKQ-7056/Araxá, que estava sendo carregado, onde já havia outras vinte e um sacas, fugindo com o veículo e a carga.
Para garantir que não seriam denunciados, os bandidos taparam o rosto do segurança e o colocaram em outro veículo, também usado para a fuga, e o abandonaram em uma estrada vicinal perto da cidade.
Foi feito cerco/bloqueio pela Polícia Militar nas rodovias da região, mas sem sucesso. O funcionário só foi localizado algumas horas mais tarde pelos militares. Durante a fuga com a carga roubada, o caminhão apresentou defeito mecânico e quebrou em uma estrada vicinal próximo à cidade de Sacramento, a cerca de dez quilômetros da divisa com o Estado de São Paulo, ainda de madrugada.
O delegado da cidade de Conquista, Rafael Jorge, estava de plantão na cidade de Araxá na hora dos fatos e imediatamente determinou à sua equipe que desse início às investigações, visando a elucidar o caso, e, por volta de 8h, o veículo foi localizado. Como o delegado responde também pela cidade de Sacramento, mesmo após o término do plantão, ele voltou ao município para acompanhar os trabalhos.
Foi necessário o transbordo da carga para outro veículo, já que o caminhão roubado estava atolado e escondido em local de difícil acesso. Mesmo assim, foi resgatado para ser devolvido, com a carga, aos proprietários da cooperativa. Os assaltantes, porém, não foram localizados. O inquérito que investiga o caso foi aberto na cidade de Araxá, onde será presidido por um delegado designado pelo regional Heli Andrade.