Puebla, no México, conta com 2,5 mil hectares de café certificado

23 de novembro de 2009 | Sem comentários Produção Sustentabilidade

Puebla, no México, conta com 2,5 mil hectares de café certificado
(23/11/2009 08:49)


O Estado de Puebla, no México, obteve a certificação de 2,5 mil hectares de café orgânico, localizados na Serra Norte, anunciou o secretário de Desenvolvimento Rural, Gustavo Jiménez Aguayo. O dirigente assinalou que essa extensão de terra faz parte de um programa de cerca de 5 mil hectares, o maior de todo o país.

Jiménez Aguayo entregou ao governador Mario Marin Torres a cópia da certificação que destaca os procedimentos de controle determinados que estabelecem o regulamento europeu 2092;01, como produtos orgânicos de café. O dirigente indicou que esse documento oficial foi recebido anteriormente por certificadores estrangeiros e de empresas que trabalham com esse processo, o que permite ter um sobrepreço para o café que seja comercializado em mercados internacionais, principalmente Itália, Alemanha, França e Estados Unidos.

O secretário apontou que no próximo ano será efetuada a certificação dos 2,5 mil hectares restantes de café do programa. O preço do quintal (saca de 46 quilos) do café no campo é de cerca de 3 pesos (23 centavos de dólar), porém, após empacotado e etiquetado adquire um custo de até 100 pesos (7,64 dólares) por quilo, ao que se soma 30% da comercialização que são recebidos pelos produtores.

Ao longo do Dia Temático do Café, o secretário destacou a importância de apoiar os produtores de café, uma vez que tal cultura é a segunda mais importante do Estado, após o milho, tanto no número de hectares como produtores. Puebla ocupa o terceiro lugar no nível nacional de produção de café, após Chiapas e Veracruz, com uma área de produção de café de 66 mil hectares.


As informações partem da AgnoCafé.



Fonte: Café e Mercado

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.