“Pragas de solo no Brasil” é o título do livro lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e pela Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa (Fecotrigo). O livro aborda conceitos, conhecimentos e tecnologias sobre insetos-praga em agricultura, abrangendo lavouras extensivas, frutíferas e pastagens. A obra está estruturada em capítulos gerais, que contemplam aspectos conceituais, relações das pragas com o meio físico e biológico, e, em capítulos específicos, classificação, descrição, bioecologia, importância econômica, controle e manejo para algumas das principais pragas de solo que ocorrem no Brasil.
Um dos autores de capítulos é o pesquisador Paulo Afonso Viana, do Núcleo de Manejo de Fatores Bióticos em Agroecossistemas (NBio) da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). O capítulo 13 intitulado “Lagarta-elasmo” trata de uma lagarta que causa sérios danos a diversas culturas de importância econômica, como milho, cana-de-açúcar, trigo, soja, arroz, feijão, sorgo, amendoim e algodão, principalmente. No milho, por exemplo, segundo o pesquisador, a praga pode infestar até 70% das plantas de uma lavoura, quando as condições são favoráveis à biologia do inseto.
De acordo com a apresentação publicada pelos editores (José Roberto Salvadori, Crébio José Ávila e Mauro Tadeu Braga da Silva), o livro representa décadas de dedicação de pesquisadores e outros profissionais no desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias sobre o tema e que vem preencher uma lacuna na literatura especializada nacional. Em seu conteúdo, “Pragas de solo no Brasil” tem a contribuição de pesquisadores de diversas Unidades da Embrapa, empresas estaduais de pesquisa e universidades. Um exemplar da publicação está disponível na biblioteca da Embrapa Milho e Sorgo.
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br