17/03/2010
O prefeito de Atoyac, no México, Carlos Armando Bello Gómez, advertiu que aplicará os dispositivos legais no caso em que os beneficiários do programa \”El Paraíso\” boicotaram a Expo Feira 2010, como anunciaram no início desta semana, para exigir a saída do coordenador do Cecafe (Conselho Estatal do Café), Francisco Piedragil Ayala. Para o prefeito, é imprescindível que os cafeicultores que buscam se manifestar o façam através do diálogo para conquistar a solução de suas demandas e não ocasionando danos para um evento de relevância para a região.
Há alguns dias, os membros do assentamento \”El Paraíso\”, liderados pelo comissário Agustín Sotelo Aguilar, tomaram o escritório estatal da entidade cafeeira em Atoyac, sendo que eles também ameaçaram boicotar a feira de café, evento tradicional da cidade e cujo início será no dia 27 deste mês. Além disso, outras medidas radicais estão sendo estudadas, como bloqueio de estradas.
O protesto seria por conta da ineficiência das ações de Ayala por conta de sua atuação à frente do Cecafe, sendo que o segmento cafeeiro não estaria sendo contemplado com recursos financeiros e de apoio necessários. O prefeito ressaltou que poderá aplicar o rigor da lei e anunciou que aumentará as ações de fiscalizações, visando garantir a normalidade para que a feira possa ser realizada.