Propriedades saudáveis do café são discutidas em feira na Espanha

4 de fevereiro de 2013 | Sem comentários Café & Saúde Mais Café

Apesar de o café ser a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás somente da água, são muitos os falsos mitos que ainda prevalecem com relação a seus efeitos sobre a saúde. De fato, segundo diversas pesquisas, o consumo habitual e moderado de café pode fornecer benefícios para a saúde e fazer parte de uma dieta equilibrada. Para derrubar esses mitos e falar sobre as realidades dos efeitos do consumo moderado de café na saúde, especialistas de prestígio nacional participaram de uma mesa redonda do Madrid Fusión 2013, grande evento de gastronomia ocorrido no mês de janeiro, na Espanha.
 
A doutora em Medicina e Cirurgia e especialista em Endocrinologia e Nutrição, Pilar Riobó, destacou que as pesquisas demonstram que o consumo moderado de café, entendido como máximo de três ou quatro xícaras por dia, pode ser benéfico à saúde. Concretamente, durante a mesa redonda, falou-se de um estudo que concluiu que “o consumo de café pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 25%”. Segundo Riobó, o efeito protetor poderia ser também devido a outros componentes do café que não são a cafeína, já que se encontrou um efeito protetor no café descafeinado, ainda que menos intenso, nos estudos. “O café contém substâncias como vitaminas, minerais e antioxidantes de forma que pode-se fornecer outros benefícios à saúde”.
 
Ela disse também que o café pode ter “efeitos benéficos no sistema digestivo, especialmente na incidência de algumas das doenças mais frequentes do fígado e da vesícula biliar” e que “a maioria dos estudos epidemiológicos realizados até o

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.