fonte: Cepea

Propostas para o Pronaf terminam em abril

Por: Folha de Londrina

FOLHA RURAL / 22/03/2008 
 

Empréstimos destinam-se à compra de máquinas, equipamentos e implantação de novas culturas
 
A agricultura familiar do Paraná tem até o dia 30 de abril para entrar com projetos para obter financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Esses recursos, liberados por meio do Ministério do Desenvolvimento, destinam-se a novos investimentos na propriedade, como compra de máquinas e equipamentos ou implantação de culturas permanentes, como laranja e café.


”Eles também podem procurar os sindicatos de trabalhadores rurais para se orientar sobre o assunto”, afirma o vice-presidente e diretor de políticas agrícolas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Mário Pléfk.


De acordo com Pléfk, a Federação está participando de uma mobilização, em parceria com o Banco do Brasil (BB), Secretaria de Estado da Agricultura e Emater, para ampliar o acesso de mais agricultores familiares ao Pronaf.


Na última safra, o Paraná utilizou cerca de 70% dos R$ 1,3 bilhão destinados pelo governo federal para atender a agricultura familiar. O objetivo do banco, segundo o diretor da Fetaep, é superar o volume de R$ 1 bilhão em créditos de custeio e investimento ofertados em todas as linhas do Pronaf, a partir da safra 2008/2009. Para tanto, pretende superar os gargalos existentes no processo e contemplar aqueles que ainda estão excluídos do programa.


A Fetaep, por meio de uma iniciativa denominada Campanha de Inclusão ao Pronaf (CIP), está fazendo um levantamento para identificar os agricultores familiares que ainda não foram beneficiados pelo programa. A pesquisa tem o apoio dos 298 sindicatos de trabalhadores rurais filiados. ”Os sindicatos ficaram com a incumbência de promover essa pesquisa e divulgá-la intensamente em seus municípios”, informa Pléfk.


O diretor da Fetaep destaca que o Pronaf é uma conquista do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. ”Temos lutado para que o governo federal aumente os recursos destinados ao Estado. Por isso trabalhamos também para que toda a agricultura familiar paranaense tenha acesso a esse financiamento”, comenta.


A fetaep, continua Pléfk, tem conhecimento de que ainda há agricultores que não conseguem obter os financiamentos do Pronaf por excesso de exigências bancárias. ”Temos nos reunido constantemente com representantes do banco para solucionar os problemas pontuais”, completa o diretor da Fetaep.
 
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.