fonte: Cepea

Pronova intensifica relações internacionais em feira de café da SCCA nos EUA

A Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo- Pronova participou, pelo terceiro ano consecutivo, da Feira Internacional de Cafés Especiais- SCCA (Specialty Coffee Association of America), que este ano foi realizada na cidade de Seattle (Estados Unidos), de 24 a 27 de abril. Durante o evento, além de conferir as tendências mundiais da cafeicultura de qualidade, os representantes da cooperativa puderam dar sequência à divulgação dos cafés finos da Região Serrana capixaba, e estreitar as relações com os compradores estrangeiros.


Mesmo que informalmente, durante a feira a Pronova acaba promovendo negócios e expandindo o seu mercado. De acordo com o presidente da cooperativa, Pedro Carnielli, a ida aos Estados Unidos garantiu mais três contratos com a empresa americana Green Mountain, além de ter motivado um comprador norueguês a vir à sede da Pronova, em Venda Nova, em outubro, para avaliar e comprar os grãos serranos.


“Nosso objetivo é continuar fortalecendo as relações e fazer negócios. O mundo está começando a conhecer a região de montanhas do Espírito Santo. Em dois anos, já espalhamos o café local pelo mundo. Agora é gerar resultados com essa divulgação, o que ocorre a longo prazo”, destacou o presidente da Pronova.


Além de Carnielli, a Pronova foi representada pelo gerente administrativo e financeiro, Érico Amorim. A excursão da dupla à SCAA teve o apoio do Sebrae/ES. Outros 44 brasileiros, entre produtores, empresários, consultores e diretores de cooperativas participaram da feira, também com suporte do Sebrae de seus estados.


Tanto Carnielli quanto Érico Amorim constataram que o custo de produção aumentou em todo o mundo. No caso do Brasil, destaca o presidente da Pronova, a seca no país impactou no mercado de cafés finos no último ano. No entanto, os cafés gourmet ganharam mais espaço em mercados da Ásia.


“A Ásia é mais uma fronteira que nos foi aberta e trata-se de um continente muito populoso. O Japão já é um país consumidor e, recentemente, a Coreia do Sul vem se destacando, abrindo redes de cafeterias. A Pronova tem um café cereja fino que atende qualquer mercado”, finaliza Pedro Carnielli.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.