30/05/2012
Pequenos produtores de café de Cacoal e São Miguel do Guaporé, em Rondônia, mais que dobraram a produção por hectare depois de atendidos pelo Projeto de Cafeicultura, com apoio do Sebrae e das respectivas prefeituras.
Agora, eles produzem mais de 25 sacas por hectare frente às 9,21 na safra de 2010-2011 [segundo dados da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento]. “Cacoal e São Miguel do Guaporé foram responsáveis por mais de 21,5% da safra de café de Rondônia, produzindo, respectivamente, 12,41% e 9,0%”, informa Joelson Agostinho, técnico do Sebrae em Cacoal.
Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Rondônia colheu, nas safras 2010-2011, em torno de 1.428,30 milhão de sacas de 60 quilos de café beneficiado em 159.000 hectares.
O Projeto de cafeicultura atende a 45 propriedades: 15 em Cacoal e 30 em São Miguel do Guaporé. Elas têm orientações de um engenheiro agrônomo diretamente na lavoura. “O produtor recebe orientações quanto à correção, adubação, poda, manejo de pragas e doenças, colheita e pós-colheita, uso racional de água para irrigação da lavoura cafeeira, comercialização do café”, explica Joelson.
As orientações incluem a gestão da propriedade, capacitação e treinamentos com técnicos contratados pelo projeto, que trata a propriedade como uma empresa. Busca-se a maximização de uso da área através da diversificação da renda oriunda da propriedade. “Desta forma”, conclui Joelson, “o Sebrae e as prefeituras dos municípios de Cacoal e São Miguel do Guaporé têm possibilitado às 45 propriedades inseridas no projeto dignidade e qualidade de vida para os produtores e seus familiares”. Com informações do Sebrae.