O projeto do Incaper “Melhoramento Genético Sustentável do Café Conilon”, foi o vencedor do prêmio Inoves 2014 na categoria Resultados para a Sociedade.
O instituto, em parceria com outras instituições, desde 1985, vem desenvolvendo pesquisa em melhoramento genético, com o objetivo de obter variedades superiores para os produtores capixabas. As pesquisas proporcionaram o desenvolvimento de nove variedades, que têm sido a base da renovação de 8% do parque cafeeiro capixaba por ano. Nesse período, foram renovados 50% do parque cafeeiro com essas tecnologias.
Essas variedades, associadas a outras tecnologias, que já atingiram cerca de 40 mil famílias e 120 mil produtores, promoveram o incremento de cerca de 300% na produção, com redução de custo e de uso de defensivos, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cafeicultura capixaba. A cafeicultura de conilon é a principal atividade de 80% dos municípios do Espírito Santo, que, com a produção de 9,7 milhões de sacas/ano, responde por 78% do total do Brasil e 20% do café robusta do mundo.
Inoves
O Ciclo 2014 é a décima edição do prêmio, que reconhece a inovação na gestão pública do Estado. Os avaliadores terminaram na semana passada a última etapa de avaliação – a de visitas aos projetos -, que conduz à definição dos finalistas, sendo três projetos por categoria.
Participam do Inoves projetos desenvolvidos por equipes de trabalho no contexto do serviço público estadual e municipal, dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, e do Ministério Público do Espírito Santo.
O Prêmio Inoves tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão da administração pública no Estado, reconhecendo equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade.
O Inoves já se tornou referência nacional. Desde 2005, primeiro ano de premiação, mais de 1,7 mil projetos foram inscritos e, destes, mais de 160 já foram premiados e ganharam destaque no Estado e no País.
No Ciclo 2014, 260 trabalhos foram inscritos, sendo que 124 projetos foram para a semifinal. Na noite da premiação serão conhecidos três projetos finalistas por categoria e os oito grandes vencedores, além das menções especiais de destaque.
Serviço: www.inoves.es.gov.br