Projeto de manejo  biológico para a produção de café será destaque durante o 9° Fórum de Qualidade e 22° Concurso de Qualidade da Alta Mogiana

O evento promovido pela Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana reúne produtores em um dia repleto de conhecimento e reconhecimento, com competições e experiências com especialistas.

Neste dia 3 de outubro, a Vittia, empresa brasileira de biotecnologia para o desenvolvimento de insumos de defesa e nutrição especial de plantas, participa do 9⁰ Fórum de Qualidade e do 22º Concurso de Cafés da Região da Alta Mogiana, evento que reúne os melhores cafés da região preparados para rodadas de negócio, palestras, mesas redondas, workshops, competições e experiências com especialistas.

A Companhia, que possui um forte compromisso com o produtor rural e com práticas sustentáveis, destaca durante o evento seu projeto para a produção de Café Sustentável, que une a sustentabilidade com a rentabilidade, potencializando o cuidado com o meio ambiente a partir de um manejo com soluções biológicas.

“A redução de resíduos na cultura do café viabiliza um grão com maior qualidade. A partir de uma cultura de cuidado, estamos próximos dos produtores, entendendo a necessidade de cada um para contribuirmos para uma produção que prioriza um produto final que agrega valor e cuida do meio ambiente”, destaca Jéssica Ferreira Silva, Coordenadora de Projetos e Inovação da Vittia.

Durante o evento, os produtores participantes poderão conhecer de perto os resultados obtidos na região da Alto Mogiana em Ibiraci-MG, que adotou o manejo biológico Vittia e registrou, entre os anos de 2022 e 2023, um incremento médio de 15 sacas de café/ha Além disso, após o uso dos produtos biológicos, o café passou a ser  classificado como especial, conforme a análise sensorial realizada seguindo o protocolo da SCA (Specialty Coffee Association). O manejo proposto pela Vittia, apresentou 85 pontos, com notas de Fragrância/Aroma de frutado/frutas amarelas/cítrico, e adicionalmente, retrogosto de finalização longa e persistente, ante aos 83 pontos do padrão da fazenda. 

CONHECIMENTO PARA O AGRONEGÓCIO

A convite da Companhia, Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa com Mestrado e Doutorado em Fitopatologia e Pós-Doutorados pela Università Degli Studi di Torino e Universidad de Salamanca falará sobre controle biológico  de doenças de plantas em uma agricultura sustentável.

Os participantes do evento também contarão com a palestra da Coordenadora de Projetos e Inovação da Vittia Jéssica Ferreira Silva, Mestra e Doutora em Agronomia na área de Fitossanidade, sobre o Manejo sustentável da cultura do cafeeiro: Tecnologia Vittia.

Local

Bosque do Sagui

Chácara, 333 | Cristais Paulista, SP

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.