Para garantir ao consumidor um produto livre de impurezas, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), lançou em 1989, o Programa de Controle de Pureza do Café. O Selo de Pureza era o símbolo do programa e serviu aos propósitos de diferenciar as marcas e educar o consumidor.
Do Selo de Pureza, que apenas garantia um café 100% puro, houve uma evolução em 2004, quando a Abic lançou o Programa de Qualidade do Café (PQC). De acordo com esse programa, os processos produtivos e os produtos das empresas passam por auditorias e as empresas certificadas recebem o direito de usar o Selo de Qualidade.
Desse modo, o selo de qualidade, além de garantir uma categoria em níveis recomendáveis, também educa o consumidor. Isso acontece porque, junto com o selo, a Abic criou o Perfil do Sabor, que identifica sete características do produto: bebida, torração, moagem, sabor, corpo, aroma e tipo de café. Para Eliana Miranda, diretora de produção do Café Padre Victor, empresa sediada em Três Pontas, Minas Gerais, o perfil do sabor é um achado para a indústria do café. “Temos a oportunidade de mostrar as diferenças ao consumidor. Desse modo, o café segue o caminho do vinho e, aos poucos, as pessoas começam a questionar e diferenciar um blend 100% arábica de um blend entre arábica e conilon ou uma torra clara de uma escura”, completa.
A expectativa da Abic é que o selo ajude o consumidor a entender, e conseqüentemente, a escolher melhor uma marca.
Serviço
Café Padre Vítor
Três Pontas
(35) 3265-7333