Para o coordenador do Bureau, Eduardo Cesar Silva, o destaque da seção de produção é a análise sobre o papel das empresas de torrefação na promoção da sustentabilidade do setor.
A edição de abril (v.5 n.3) do Relatório Internacional de Tendências do Café
produzido pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café, projeto do Centro de
Inteligência em Mercados da UFLA, apresenta como destaques os programas de
sustentabilidade da indústria, o acordo entre o Grupo 3corações e a Cia. Iguaçu
e o crescimento das cafeterias móveis. O relatório que apresenta tendências
relacionadas as áreas de produção, indústria, cafeterias e insights sobre
cafeicultura possui o apoio da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), Polo de
Excelência do Café, Consórcio Pesquisa Café e do Instituto Nacional de Ciência e
Tecnologia do Café (INCT Café).
Para o coordenador do Bureau, Eduardo Cesar Silva, o destaque da seção de
produção é a análise sobre o papel das empresas de torrefação na promoção da
sustentabilidade do setor. Ele explica que nos últimos anos foram criados vários
programas, com investimentos milionários, que treinam os cafeicultores de
regiões pobres para serem mais produtivos e utilizarem técnicas modernas e
sustentáveis de manejo da lavoura. Segundo ele, “a sociedade civil está cada vez
mais preocupada com a produção sustentável de alimentos, o que leva as empresas
do setor a buscarem novas estratégias”.
Já na seção de indústria, a analista do setor e discente da UFLA, Asca
Gusmão, fala sobre a nova aquisição do Grupo 3corações como a continuidade de
uma tendência iniciada na década de 1990, quando empresas multinacionais
começaram a comprar torrefadoras brasileiras. “Com essa aquisição a empresa, que
já é líder no mercado de café torrado e moído, passa também a ter uma posição
forte no segmento de café solúvel e poderá exportar esse produto”,
complementou.
No setor de cafeterias, um dos destaques é o lançamento de um novo modelo de
“cafeteria móvel”, a Wheelys 4. Trata-se de uma bicicleta adaptada para ser uma
pequena cafeteria. Elisa Guimarães, coordenadora da área de cafeterias do Bureau
e doutoranda pela UFLA, explica que as cafeterias móveis são uma oportunidade
para pequenos e médios empreendedores e se diferenciam das lojas tradicionais
pela possibilidade de estarem em diferentes locais e eventos. “A Wheelys 4 ainda
possui outro diferencial, que é seu design voltado para a sustentabilidade. Cada
unidade é capaz de gerar sua própria energia limpa e o café comercializado é
100% orgânico”, explicou.
Para o Coordenador do Centro de Inteligência em Mercados e diretor da
InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, o Bureau fornece informações
relevantes para o planejamento de todos os elos da cadeia produtiva do café. “O
relatório apresenta informações e análises sobre ameaças e oportunidades para a
cafeicultura brasileira, o que pode orientar as decisões do setor cafeeiro
nacional”, afirmou.
Confira o Relatório, clique
aqui!
Texto: Vanessa Trevisan (ASCOM InovaCafé)