Entrega do produto à primeira-dama do Estado, Renea Lembo, será feita nesta quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes
Em cerimônia marcada para as 10h30 desta quarta-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, a Câmara Setorial do Café, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, e o Sindicafé-São Paulo farão a entrega de 565 quilos de café torrado e moído ao Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Renea Lembo.
Esse café faz parte da campanha “Sabor da Colheita” e foi colhido em junho passado, início da safra, em uma das últimas áreas cafeeiras da capital, pertencente ao Instituto Biológico e próximo ao Parque do Ibirapuera. Neste evento, a própria primeira-dama colheu café, juntamente com o secretário da Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, o presidente da Câmara Setorial, Nathan Herszkowicz, e o presidente do Sindicafé-SP, Dagmar Oswaldo Cupaiolo, além de diversos convidados, entre produtores, pesquisadores e industriais.
Com 1.305 pés de café arábica plantados em uma área de 10 mil m2 , o cafezal do Instituto Biológico –um dos maiores centros de investigação, estudo e pesquisas de pragas e de produção de vacinas contra doenças como aftosa e brucelose – , foi criado em 1924 justamente para estudar o combate à broca do café. O primeiro plantio foi na década de 40 e servia como objeto de estudo e material de pesquisa.
Na década de 80, todo o café foi retirado, com replantio em 1982 e em 1986. No ano passado, o cafeeiro foi podado e recepado. A variedade plantada é a Novo Mundo, uma das muitas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), também órgão da Secretaria de Agricultura.
Sindicafé-SP – www.sindicafesp.com.br 17.10.2006
Divulgação – Tempo de Comunicação
Jorn. Resp.: Marília Moreira (MTb 11.381) – Fone: (11) 9606-9532
Contato: Eduardo Buitron – Fone (11) 9666-6243
Fone: (11) 3868-4037 – tempocom@uol.com.br