NEWSCAFEICULTURA – Uma das maiores produtoras de sementes e compostos químicos usados na agricultura, a suíça Syngenta encontrou uma solução que combate o cenário de crise na cafeicultura. Graças este novo modelo criativo de negócio, as taxas de inadimplência de seus parceiros caíram de 10% para 1% no período de uma década.
Batizada de Operação Barter, a estratégia é simples. Funciona da seguinte forma: a Syngenta dá ao agricultor a opção de quitar uma parte da fatura de compra de sementes e defensivos com sacas de café.
O projeto está orçado em US$ 150 milhões e deve ajudar a aumentar de forma significativa a produtividade dessa cultura (leia quadro). Outro investimento importante vem sendo feito em projetos de plantio de cafés especiais. Um deles é o Programa Nucoffee, que abriu caminho para dois mil pequenos cafeicultores do segmento de cafés especiais.
Eles receberam assessoria técnica e tiveram as lavouras certificadas. A Syngenta também se responsabiliza pela comercialização do produto. Em 2009, vão ser exportadas 50 mil sacas de café premium para 26 torrefadoras de várias partes do mundo. O contrato exige que os produtores se abasteçam de sementes e defensivos com a grife da empresa. Hoje a filial da corporação suíça domina 40% do mercado de agroquímicos e sementes para a lavoura de café, patamar 15% acima do verificado há cinco anos