Programa Muito Mais Florada Café apresenta resultados significativos nas lavouras

20 de outubro de 2008 | Sem comentários Comércio Empresas
Por: Portal Agrosoft

 


Por Editor em 17/10/2008


Programa Muito Mais Florada Café apresenta resultados significativos nas lavouras: Muita Mais Florada Café: manejo integrado de doenças da cultura
Créditos: DivulgaçãoTerminada a principal florada do café Conilon em setembro, os produtores se preparam agora para a florada do café Arábica, que acontece em outubro. A fim de possibilitar que a lavoura fique livre das doenças comuns à cultura e alcance resultados expressivos de produtividade, os cafeicultores devem se atentar a medidas que possam proteger seus pés de café dos fungos que debilitam as plantas, prejudicando as floradas.


Com o objetivo de proporcionar aos cafeicultores uma alternativa eficaz de manejo integrado de doenças da cultura do café, a Bayer CropScience desenvolveu o programa Muito Mais Florada Café. O Programa foi estruturado para o controle dos fungos que provocam a necrose e a morte das flores e, conseqüentemente, a inviabilização do crescimento saudável dos chamados “chumbinhos”, futuros grãos que, após o ataque dos fungos, ficam com aspecto negro e poroso.


Para favorecer a eficiência de sua ação preventiva, o Muito Mais Florada Café utiliza um produto de contato, Rovral, e outro sistêmico, Folicur. A ação do fungicida de contato, que não requer germinação dos esporos, é complementada com a ação do sistêmico, que possui ação preventiva e curativa, cujo ingrediente ativo penetra e move-se intacto dentro da planta. “Por combinar dois produtos com mecanismos de ação diferente, o Programa contribui para o desenvolvimento da florada, com um aumento de produção de até 60%”, explica Marcelo Figueira, gerente de cultura Café da Bayer CropScience.



Programa Muito Mais Florada Café apresenta resultados significativos nas lavouras:
Créditos: DivulgaçãoComo o programa objetiva o manejo integrado de doenças da cultura, deve ser aplicado, inicialmente, em duas épocas, comenta Figueira. “A primeira deve acontecer na pré-florada, antes da abertura da flor e, posteriormente, na fase de ‘chumbinho’. É preciso estar atento ainda às condições favoráveis ao aparecimento da doença, como presença de vento, temperaturas baixas, alta umidade e presença de chuvas para, então optar por uma terceira aplicação, que deve acontecer em até 10 semanas após a florada principal”.


O Muito Mais Florada Café apresenta ótimos resultados por ter entre seus principais direcionamentos o manejo não apenas de uma patologia especifica, mas sim de todo o complexo de doenças que acometem as floradas de café. Além disso, o programa ainda controla a ferrugem remanescente da safra anterior, “fato que oferece aos produtores a oportunidade de iniciar o novo ciclo com a lavoura livre de focos de doenças”, conclui Figueira.


Para mais informações, acesse o site da Bayer CropScience.


FONTE


LVBA Comunicação
Daniela Ono – Jornalista
Telefone: (11) 3039-0668


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.